Última modificação em: 21/11/2023

DRE Gerencial

DRE GERENCIAL

A funcionalidade tem por objetivo configurar/emitir um relatório de DRE Gerencial, demonstrando o total de receitas deduzindo custos e despesas, para que assim, a empresa tenha decisões mais certeiras e analíticas em um determinado período no setor/departamento.

Para gerar a DRE-Gerencial no Questor Empresarial é preciso realizar algumas configurações. Temos duas maneiras de configurações para gerar a DRE:

1º – Definindo percentuais fixos. A definição de percentuais fixos para cada tipo de despesas é preciso ser informado no Cadastro da Empresa.

Acessando o menu: Gerenciador de Empresas > Cadastro de Empresas – Configurações DRE Gerencial.

2º – Baseado no Desdobramento de Custos. Para configurar o DRE-Gerencial baseado no “Desdobramento de Custos” os percentuais no Cadastro da Empresa demonstrado acima devem estar todos zerados.

Acessando o menu: Contabilidade > Centro de Custos, é preciso informar a “Despesa DRE” que esta conta vai pertencer.

Todas as Contas do Centro de Custos devem estar Configuradas, inclusive as classificadas como “Sintéticas”. Com esta Configuração vai pertencer ao DRE-Gerencial todos os Custos Desdobrados, separando na DRE de acordo com essa Configuração.

Acessando o menu: Contabilidade > Relatório Contábeis > DRE Gerencial, oferece um layout de relatório contábil DRE;

1 – Venda Bruta de Mercadoria

2 – Total de Notas Devolvidas

3 – Receita Líquida = (Venda Bruta – Devoluções) ou (1 – 2) conforme demonstra o DRE

4 – Custos da Mercadoria (Valor do Custo Médio * Quantidade)

5 – Resultado Operacional = (Receita Líquida – Custo da Mercadoria) ou (3 – 4) conforme demonstra o DRE

6 – Despesas Operacionais

Se a Configuração está para gerar pelo % fixo no Cadastro da Empresa, o cálculo e o seguinte:

6.1 – Despesas Vendas: (% Despesas Vendas * Venda Bruta de Mercadorias).


6.2 – Despesas Administrativas: (% Despesas Administrativas * Venda Bruta de Mercadorias).

Se a configuração está baseada no Desdobramento de Custos o calculo é o seguinte:

6.1 – Despesas Vendas: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração   no cadastro do Centro de Custos.

6.2 - Despesas Vendas: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração no cadastro do Centro de Custos.

7 – Despesas Financeiras

Se a Configuração está para gerar pelo % fixo no Cadastro da Empresa, o cálculo e o seguinte:

7.1 - Despesas Financeiras: (% Despesas Financeira * Venda Bruta de Mercadorias).


Se a configuração está baseado no Desdobramento de Custos o cálculo é o seguinte:

7.1 - Despesas Financeiras: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração   no cadastro do Centro de Custos.

8 – Despesas Gerais

Se a Configuração esta para gerar pelo % fixo no Cadastro da Empresa, o cálculo e o seguinte:

1 - Despesas Gerais: (% Despesas Financeira * Venda Bruta de Mercadorias).

Se a configuração está baseada no Desdobramento de Custos o cálculo é o seguinte:

8.1 - Despesas Gerais: Total de Custos desdobrados nas contas com a configuração  no cadastro do Centro de Custos.

9 – Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL.

(Resultado Operacional – Despesas “Operacionais, Financeiras e Gerais) ou (5 - 6 -7 - 8).

10 - Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro.

(Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL * % Imposto de Renda e CSLL)

11 – RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO.

(Resultado Operacional Antes do IRRF e CSLL - Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro) ou (9 – 10) conforme demonstra o DRE.

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