Última modificação em: 24/08/2023
CADASTRO DE FILIAIS
O cadastro de filiais é utilizado para vincular e configurar as filiais no cadastro da empresa. É possível trabalhar com várias empresas e filiais.
Acessando o menu: Gerenciador de Empresa > Cadastro de Filiais
Navegação: Este botão abre uma janela para pesquisa de acordo com o que indica o campo.
Exemplo: Ao clicar no botão no campo Empresa, a janela para pesquisa é aberta para que seja selecionada a empresa a qual a filial será vinculada.
Código – Número gerado automaticamente pelo sistema e tem como finalidade identificar e simplificar a consulta da filial cadastrada.
Filial – Informar o nome da filial que está sendo cadastrada.
Empresa – Selecionar e vincular o cadastro da empresa à qual a filial pertence.
Entidade – Selecionar e vincular o cadastro da entidade à qual a filial pertence.
Cód. Filial Questor Tributário – Informar o código da filial no sistema do Questor Tributário. (Destinado a clientes que utilizam o Questor Tributário e que realizarão a integração)
Cód. Empresa Questor Tributário – Informar o código da empresa pela qual vai usar o sistema no Questor Tributário. (Destinado a clientes que utilizam o Questor Tributário e que realizarão a integração)
Ativa – Define se esta filial cadastrada está ativa ou não.
Natureza Fora UF – Informar a natureza de estoque padrão utilizada para vendas fora do estado, quando não houver informação de natureza no cadastro do produto/grade tributária ao gerar lançamento, busca-se a natureza padrão no cadastro da filial.
Natureza Dentro UF – Informar a natureza de estoque padrão utilizada para vendas dentro do estado, quando não houver informação de natureza no cadastro do produto/grade tributária ao gerar lançamento, busca-se a natureza padrão no cadastro da filial.
Nat. Padrão Imp. Ord. Compra – Informar a natureza de estoque padrão para importação de ordem de compra.
Configuração Contábil Recebimentos
Conta CTB Juros - Informar conta contábil padrão destinada aos lançamentos de juros a receber.
Conta CTB Descontos – Informar conta contábil padrão destinada aos lançamentos de desconto a receber.
Conta CTB Variação Ativa – Informar conta contábil ativa para variação de moeda. Quando gerar um título em contas a receber com uma cotação x e na parcela lançar uma nova cotação para a moeda do título e efetuar a baixa, na contabilização será sugerida esta conta contábil para o valor de variação.
Conta Caixa – Informar a conta-corrente caixa desta filial.
Conta CTB de Receitas Mercadorias à Vista - Informar conta contábil utilizada para contabilizar os lançamentos de receita recebidas à vista.
Histórico Receitas à Vista – Informar histórico utilizado para recebimentos à vista.
Histórico Juros Receber – Informar histórico utilizado para juros a receber.
Histórico Descontos Receber – Informar histórico utilizado para descontos a receber.
Histórico Adiantamentos Receber – Informar histórico utilizado para adiantamentos a receber.
Conta CTB de Receitas Serviços à Vista – Informar conta contábil utilizada para receita de serviços recebidos à vista.
Conta CTB Multa – informar conta contábil destinada a lançamentos de multa.
Histórico Multa Receber – Informar histórico contábil destinado a lançamentos de multa.
Conta Contábil Outros Acréscimos – Informar conta contábil padrão para acréscimos, a mesma é sugerida na baixa de títulos em seus respectivos campos.
Conta Contábil Outras Deduções - Informar conta contábil padrão para deduções, a mesma é sugerida na baixa de títulos em seus respectivos campos.
Configuração Contábil Pagamentos
Conta CTB Juros - Informar conta contábil padrão destinada a lançamentos de juros a pagar.
Conta CTB Descontos - Informar conta contábil padrão destinada a lançamentos de desconto a pagar.
Conta CTB Variação Passiva - Informar uma conta contábil passiva para variação de moeda, quando gerar um título em contas a pagar com uma cotação “x” e na parcela lançar uma nova cotação para a moeda do título e efetuar a baixa, na contabilização será sugerida esta conta contábil para o valor de variação.
Conta CTB de Pagamentos à Vista - Informar conta contábil utilizada para contabilizar os lançamentos de pagamento à vista.
Histórico Juros Pagar - Informar histórico padrão a ser usado nos lançamentos de juros a pagar.
Histórico Descontos Pagar - Informar histórico padrão a ser usado nos lançamentos de descontos nos pagamentos.
Histórico Despesas à Vista - Informar histórico padrão a ser usado nos lançamentos nas despesas à vista.
Histórico Adiantamentos Pagar - Informar histórico padrão a ser usado nos lançamentos de adiantamento de fornecedor.
Conta CTB Multa - Informar conta contábil padrão a ser usada nos lançamentos de multas a pagar.
Histórico Multa Pagar - Informar histórico de multas a pagar.
Conta Contábil Outros Acréscimos - Vincular a conta contábil padrão para acréscimos, onde a mesma é sugerida na baixa de títulos em seus respectivos campos.
Conta Contábil Outras Deduções - Vincular a conta contábil padrão para deduções, onde a mesma é sugerida na baixa de títulos em seus respectivos campos.
Segue Número NF Formulário - Definir se no lançamento de notas segue ou não a numeração de formulário.
Modelo Impressão Danfe - Selecionar o modelo de impressão do Danfe, se “Retrato” ou “Paisagem”.
Nr. Casas Decimais Quantidades - Quantidade de casas decimais a assumir depois da vírgula nos cálculos de quantidade nas saídas do sistema.
Nr. Casas Decimais Valor Unitário - Quantidade de casas decimais a assumir depois da vírgula nos cálculos de valor nas saídas do sistema.
Nr. Casas Decimais Quantidades Entrada - Quantidade de casas decimais a assumir depois da vírgula nos cálculos de valor nas entradas do sistema.
Nr. Casas Decimais Valor Unitário Entrada - Quantidade de casas decimais a assumir depois da vírgula nos cálculos de valor nas entradas do sistema.
Contador - Informar o cadastro do contador. Será utilizado na geração do Sped Fiscal, necessário ter os dados vinculados para gerar o Sped. Necessário também para a emissão de notas fiscais e download e uso dos arquivos XML.
Usa Controle de Entrega - Quando marcado como “SIM” irá definir se a nota fiscal de venda é uma entrega futura. Além desta configuração é necessário também configurar a natureza de estoque e tipo de documento como entrega futura.
Atualiza Ficha Técnica Entradas - Definir se no lançamento de entrada os produtos que tiverem os materiais vinculados a sua ficha técnica terão seus valores atualizados.
Apuração IPI - Definir se o período de Apuração de IPI será “Mensal” ou “Decendial”.
Nome Relatório Vendas - Informar o nome do relatório de vendas quando este for personalizado para impressão da nota fiscal.
Nome Relatório Outras NF - Informar o Nome do relatório “Outras NF” quando este for personalizado para impressão da nota fiscal.
Número Seapa - Informar o código da empresa na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Método Cálculo ST - Definir se a forma de cálculo ST será por informações do “Cadastro do Material” ou por “Estado UF”.
Método Cálculo ST Base - Definir se a forma de cálculo será por “Valor ICMS Apuração” ou por “Valor Produtos”.
Usa Integração WebService - Informar se usa integração via web service automática ao lançar a nota: “Sim” ou “Não”.
Endereço URL WebService - Informar o endereço da URL de webservice para integração, caso utilize.
Tabela Preço - Informar a tabela de preço padrão na comercialização dos produtos, caso utilize.
Nome Venda Produto na Emissão de NF - Informar se irá emitir o nome do produto na descrição na nota fiscal de venda. Selecionando “Sim”, será obtida a informação do campo “Material Venda”. Selecionando “Não”, será obtida a informação do campo “Material”. Ambos existentes na tela de cadastro do produto.
Módulo de Recepção de NFS-e - Informar para qual módulo será configurada a recepção de nota fiscal de serviços eletrônica do município.
Número Renasem - (Registro Nacional de Sementes e Mudas), Informar o número de registro da empresa somente para casos de produção agrícola.
Forma Faturamento Ordem de Serviço - Definir se na nota fiscal de saída a emissão dos serviços será apresentada separada dos produtos (Individual) ou na mesma nota fiscal (Agrupado).
Forma Faturamento Orçamento - Definir se na nota de orçamento a emissão dos serviços será apresentada separada dos produtos (Individual) ou na mesma nota fiscal (Agrupado).
Gerar Data Hora Nota Fiscal - Ao definir como “Sim” será gerada a data e a hora na nota fiscal, saída/entrada/outras. Se definir como “Não” a data e a hora não serão impressas na nota fiscal.
Regime Apuração de Custos - Definir a forma pela qual serão apurados os custos das mercadorias. Selecionando “Não Usa Desdobramento”, não será apurado no centro de custo. Ao escolher “Competência”, as telas de desdobramento de custos são habilitadas para a entrada de notas e faturamento das notas de saída. Se marcado “Caixa”, as telas são habilitadas para o financeiro (lançamento de contas a pagar, a receber, baixas). E optando por “Competência/Caixa”, os custos serão desdobrados para ambas.
Usa Plano Padrão Integração Contábil - Definir se a empresa utilizará o plano de contas padrão para integrar com a contabilidade. Se marcar “Sim”, enviará o CNPJ da entidade envolvida, se escolher “Não”, encaminhará o código do plano de contas padrão.
Validar Licença Polícia Federal Entidade sem Licença – Se definido como “Sim”, valida se a entidade possui informações de licença nos lançamentos, caso contrário, não realiza a validação.
Habilitar Personalização de Menu – Se marcado como “Sim”, habilita a opção de personalização no menu do sistema, no canto superior.
Sincronização com Q-Drive – Habilita sincronização entre Questor Empresarial e Q-Drive. Para utilizar: Primeiramente o cliente deve adquirir uma licença de acesso ao Q-Drive. Após ter sua licença cadastrada o usuário receberá os dados de acesso. Com os dados de acesso em mãos, basta acessar as Configurações E-Doc e informar a URL, login, senha e chave de acesso. Funcionamento: Após a transmissão das notas emitidas no Questor Empresarial, o arquivo XML será sincronizado para o Q-Drive através de web service.
Sincronização com E-Doc - Habilita a sincronização entre Questor Empresarial e E-Doc. Para utilizar: O cliente deve adquirir uma licença de acesso do E-Doc e utilizar um usuário fornecido pelo seu escritório contábil, tornando possível o envio de documentos do Questor Empresarial aos mesmos. Com os dados de acesso em mãos, basta acessar as Configurações E-Doc e informar a URL e no cadastro de usuários do sistema, a chave de acesso. Funcionamento: Após gerar qualquer tipo de relatório no Questor Empresarial, haverá um ícone no cabeçalho da impressão para sincronizar com o E-Doc através de um web service exclusivo para essa finalidade. Antes de transmitir será efetuada a busca das categorias do E-doc que são permitidas.
Conta-Corrente Devolução – Informar a conta-corrente onde será baixado o valor da nota de devolução de venda.
Histórico Devolução – Informar o histórico contábil para baixa automática de nota de devolução de venda.
Almoxarifado Padrão – Informar o almoxarifado padrão para lançamentos.
Configuração Desdobramento de custos Automático vendas
Centro de Custo - Informar o centro de custos padrão para vendas.
Centro de Custo CMV - Informar o centro de custo de mercadoria vendida.
Configuração Integração Questor
Escritório Contábil - Informar o escritório contábil para integração com o Questor Tributário (Destinado a clientes que utilizam o Questor Tributário e que realizarão a integração).
Configuração Integração Questor - Informar o endereço da URL de web service para integração, caso utilize.
Configuração Cidasc
Atenção: Esta configuração é importante para empresas que trabalham com agrotóxicos e precisam enviar registros de movimentação e de estoque à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina para se manterem regularizadas.
Usuário - Informar o usuário de acesso ao Cidasc.
Senha- Informar a senha do respectivo usuário para acesso ao Cidasc.
Nº Registro Cidasc - Informar o número de registro da empresa no Cidasc.
Ambiente - Informar se o ambiente é de “Homologação” ou de “Produção”.
Configuração Integração Questor
Localizar - Abre a janela para que seja selecionado o arquivo.
Apagar - Ao clicar neste botão o arquivo em uso é deletado apenas no sistema.