Última modificação em: 27/09/2023
RENEGOCIAÇÃO DE TÍTULOS
A funcionalidade, como o próprio nome já diz, tem como objetivo renegociar títulos. Podendo renegociar apenas valores e vencimentos, como “agrupar” vários títulos e gerar um novo boleto, podendo ou não adicionar multa e juros.
A diferença entre o Agrupamento de Fatura e a Renegociação de Títulos está principalmente no momento da baixa financeira, onde a Renegociação de Títulos contabilizará o juro e multa acrescentado nas parcelas individualmente, diferente do agrupamento de fatura.
Acessando o menu: Financeiro > Renegociação de Títulos
Na imagem acima podemos verificar alguns filtros que podem ser utilizados para a localizam dos títulos a serem renegociados.
Também existem as opções de juro e multa (%) que serão cobrados baseados na data base ou vencimento do título.
Exemplo: Lançamos um Título no Valor de R$ 100,00 com vencimento 05/07/2023
Acessando o menu: Financeiro > Contas a Receber
Acessar a tela de renegociação de títulos, informar o % de juros e multa com os quais este título será renegociado, e a data base para cálculo dos juros e multa. Filtrar os dados do título, e clicar no binóculo para localizá-lo.
OBS: Se houver necessidade de gerar nova data de vencimento, informar no campo “Novo data de Vencimento”.
É possível observar que o título será localizado, com o valor “Vl. Juros” e “Vl Multa” já calculados, e o “Vl Calculado” já somando esses valores ao valor do título.
Neste momento o usuário marca o checkbox do título e clica no ícone da seta verde, na parte superior esquerda da tela, para executar a renegociação.
Agora abrimos a tela de Baixa de Títulos, para conferirmos a renegociação. Ao localizar o título, percebe-se que o valor do título não é alterado. Continua como R$ 100,00. Porém há, já informados, os valores de juros e multa, pois no momento da baixa eles serão contabilizados separadamente, mas somados no valor total recebido.
Acessando o menu: Financeiro > Baixa de Títulos