Última modificação em: 16/08/2019

Integração de desdobramento de custos

                                      Integração de desdobramento de custos


Neste manual será mostrado e explicado como funciona e como efetuar a integração dos desdobramentos de custo dos seus respectivos lançamentos.
Configurações necessárias
Primeiramente devemos constar que a integração dos lançamentos em si já deve estar configurada e operando normalmente (nf’s de entrada, saída, lançamentos diários, lançamentos de baixa, etc) .
É preciso que o Empresarial e o Tributário estejam alinhados nas questões de vínculo da CFOP do empresarial com a Tabela Contábil do Tributário, por exemplo.
Entre outras configurações necessárias para a integração dos lançamentos em si. Outro detalhe é que os centros de custos cadastrados no Empresarial já devem também estar cadastrados no tributário.
No menu Gerenciador de Empresas, na tela de Configurações de Exportação Contábil, nas opções de Entradas e Saídas por banco de dados a opção CENTRO DE CUSTOS deve estar configurada como SIM.


Acompanhe o exemplo a seguir: NF de Entrada no valor de R$ 1000,00.


Lançamento de desdobramento de custos:


 Após a NF preenchida, finalizada e desdobrada corretamente então é o momento de realizar a integração para o Questor Tributário, localizando a NF utilizando os filtros através da tela de Arquivos > Integração Contábil – Questor Tributário – Conexão Banco de Dados.
No exemplo que estamos usando devemos marcar apenas a opção “Entradas - Compras”. Confira na imagem a seguir:

Após a integração da NF, abrimos o módulo Fiscal do Questor Tributário e verificamos se a NF foi integrada, e se através do cadastro da tabela contábil do fiscal e da CFOP que o empresarial integra, verificamos se no cabeçalho da NF ele já trouxe uma tabela contábil. Veja o exemplo a seguir:

Logo que a NF é integrada, a informação do Centro de Custos que foi desdobrado e o percentual que foi informado também são inseridos em uma tabela do módulo fiscal. Importante lembrar que o empresarial não integra VALOR DESDOBRADO, mas sim PERCENTUAL. Afinal o cliente pode tratar esse percentual com alguma regra específica após a integra- ção. Ve mos na imagem o registro do centro de custos desdobrado na tabela "LCTOFISENTCCUSTOTABCTB" do módulo tributário:

Neste momento, abre-se a tela de integração contábil do lançamento, para verificar a contabilização e o gerencial do centro de custos. Alguns clientes estavam habituados a abrir essa tela e já ter o centro de custo à mostra. Porém isso não ocorre. O empresarial não faz contabilização no Fiscal. Ele apenas integra
a informação na tabela, e o Fiscal vai pegar essa informação e tratar conforme tabela
contábil.
Então após a abertura da tela de integração, tem que clicar na opção REFAZER
CONTABILIZAÇÃO. Seria inviável para o cliente ter que fazer isso manualmente para todas as NF’s integradas, claro. Por isso o módulo Fiscal tem uma configuração para que ao integrar algo essa
contabilização já seja feita automaticamente. Revisar essa configuração com o Suporte Tributário se preciso. Primeiramente acessar a tela de Integração Contábil, no módulo Fiscal:

Após isso, clicar na funcionalidade de Refazer a Contabilização:

A primeira tela que aparece é a que mostra as contas da contabilização, que estão configuradas na tabela contábil, ou que seria informado neste momento manualmente.

IMPORTANTE: Essa conta é de suma importância, pois no tributário existe uma tela onde são cadastrados os CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO GERENCIAL, no Módulo Contábil. É nessa tela onde são informadas as contas que vão receber centro de custo ao fazer a contabiliza- ção de um lançamento.


Exemplo: Todos os meus funcionários desdobram todas as notas. Embora todas venham desdobradas, não quero centro de custo em exatamente todos. Então é mais simples eu desdobrar em todas as notas, e só ir no centro de distribuição gerencial e informar os que eu quero que recebam do que ensinar a todos meus funcionários em quais situações eles tem ou não que desdobrar. Recapitulando então, abre para refazer a contabilização, vai aparecer a tela das contas, se já tiver informado é só fechar, se não informar. Após isso será aberta uma tela com o centro de custo que foi desdobrado, e o valor que foi calculado a partir do percentual que foi desdobrado no Empresarial. Nesse caso, como foi desdobrado 100%, ele vai trazer o valor integral da NF, conforme a imagem a seguir:

Só fechar essa tela, e então será mostrada a tela com a contabilização pronta:

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025