Última modificação em: 16/11/2022

Notificações Via E-mail

Acessando o menu "Configurações > Notificações de E-mail" existem algumas possibilidades de configurações de envio de e-mail do Questor Zen, para os respectivos responsáveis.

Nesse menu poderá configurar para cada tipo de documento como e quando serão enviados os e-mails para seus clientes ou o recebimento deles. Sendo que ao criar um tipo de documento: E-Doc/Envio, E-Doc/Recebimento ou CND, o Questor Zen já realiza uma pré-configuração de notificações.

Este menu é separado em seis grupos/Abas,  Geral, E-Doc/Envio, E-Doc/Recebimento, Q-Net, CND e q-Colabore conforme os menus dos tipos de documentos.

A aba Geral, possibilitará a parametrização para utilizar um e-mail corporativo (e-mail próprio) para os envios e notificações de e-mails do Questor Zen, sendo que o padrão da aplicação é utilizar o email naoresponder@questor.com.br;

 

Importante: Deve ser liberado no servidor de e-mail e marcado como confiavel os seguintes remetentes quando não for usado servidor própio:

Caso desejar utilizar e-mail próprio deverá efetuar as seguintes configurações:

Servidor Próprio: Quando preferir disparar as notificações por um e-mail particular, este parâmetro deve ser marcado como “Sim”. Caso mantenha configuração como "Não" será disparado as notificações pelos e-mails padrões do sistema Questor Zen

Servidor SMTP: O SMTP é o protocolo de envio de e-mail, é através deste servidor que você envia emails para onde quiser. Este protocolo é definido pelo provedor.

SSL: São protocolos criptográficos que conferem segurança de comunicação na internet para serviços como e-mail, navegação por páginas e outros tipos de transferências de dados. Seu uso é definido pelo provedor de e-mail.

E-mail: É o endereço eletrônico do cliente.

Senha: Este campo deve ser preenchido igualmente a senha do e-mail do cliente.

Abaixo segue uma lista com os principais SMTP, portas e SSL:

  • Gmail SMTP: smtp.gmail.com.br Porta 587(SSL)
  • Hotmail SMTP: smtp.live.com Porta: 587(SSL)
  • Yahoo SMTP: smtp.mail.yahoo.com.br Porta: 25(SSL)
  • Outlook SMTP: smtp.live.com Porta: 587(SSL)

Na aba E-Doc/Envio, temos as categorias do menu "Configurações > Tipos de Documentos > E-Doc/Envio". Separados por cada categoria, encontram-se todos os tipos de documentos cadastrados.

Já na aba E-Doc/Recebimento, temos separados por categorias os documentos que podem receber notificações por e-mail.

Clicando na seta  de uma das categorias, são listados todos os tipos de documentos que foram cadastrados nesta categoria. Se a caixa ao lado do tipo de documento estiver marcada , será enviado um e-mail para os respectivos responsáveis. Caso esteja desmarcada , não será enviado nenhum e-mail sobre documentos que foram cadastrados neste tipo. Clicando nas setas ao lado dos tipos, serão listadas opções avançadas de configuração de envio de documentos.Temos a possibilidade de até 4 (quatro) configurações. Isso vai depender dos atributos especiais, do tipo de documento de envio ou recebimento.

  • Definição avançada de quais operações serão geradas: cadastro, compartilhamento, visualização, arquivamento, cancelamento, comentário postado, vencimento e à vencer.

  • Antes do Vencimento: Opção disponível para tipos de documentos com o atributo "Vencimento" e "Valor", onde é definido com quantos dias de antecedência ao vencimento do documento cadastrado será disparado um e-mail para os responsáveis. O padrão do sistema é 1,3,5, (um, três, cinco), ou seja, será disparado um e-mail para o responsável, cinco dias antes da data de vencimento, outro e-mail três dias antes do dia do vencimento e um outro e-mail um dia antes do vencimento do documento cadastrado, isso se o respectivo documento não for arquivado por um dos responsáveis.

  • Após o Vencimento: Opção disponível para tipos de documentos com o atributo "Vencimento" e "Valor", onde é definido o número de dias posteriores ao vencimento do documento cadastrado, que será disparado um e-mail para os responsáveis. O padrão do sistema é 1,3,5, (um, três, cinco), ou seja, será disparado um e-mail para o responsável, um dia depois da data de vencimento, um e-mail, três dias depois do vencimento e um outro e-mail, cinco dias depois do vencimento do documento cadastrado, isso, se o respectivo documento não for arquivado por um dos responsáveis.

 Informações:

Quando é enviado o e-mail de documentos?

Para Usuários do cliente, Conforme as Movimentações:

  • Cadastro de um novo documento – do menu "Documentos > Enviados";

  • Comentários de funcionários postados em um documento vinculado ao nome do usuário;

  • Documentos Vencendo;

  • Documentos Vencidos.

Para as categorias do Q-Colabore, as configurações de e-mail: visualização e arquivamento, por padrão, estão desativadas, mas poderão ser reativadas manualmente editando a configuração de cada categoria desse módulo.

Para usuários da contabilidade, conforme as movimentações:

  • Cadastros de documentos (recebidos);

  • Comentários de documentos de usuários em documentos enviados (autor documento);

  • Documentos vencendo (autor documento);

  • Documentos vencidos (autor documento);

  • Visualização de documentos dos usuários em documentos enviados (autor documento);

  • Arquivamento de documento dos usuários em documentos enviados (autor documento);

Configurações > Notificações Via E-mail > CND

Neste menu poderá ser definido os tipos de documentos "Certidões". Serão disparados e-mails para os funcionários e usuários responsáveis, conforme cada tipo de certidão. Poderá ser definido qual tipo de notificação deverá ser disparado e-mail conforme as opções existentes.

Quando é enviado e-mail de certidões?

  • Certidões capturadas ou cadastradas (apenas para usuários do escritório administradores).
  • Certidões vencendo (apenas para usuários do escritório administradores).
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