Última modificação em: 06/07/2022

Configurar Empresa

Pré Requisitos:

  • A empresa deve estar pré cadastrada no CRM.

Para utilizar as capturas das NF-e, CT-e e NFS-e, deverá primeiramente efetuar as configurações das empresas que realizarão esses processos, acessando o menu "Q-Drive > Configurar Empresas".
Para incluir um novo cliente para capturar NF-e, CT-e e NFS-e clique na opção e selecione o(s) cliente(s) que deseja vincular as recepções automáticas e armazenamento.

 

Após vincular os clientes, deverá ser efetuando as configurações de cada cliente individualmente. Clique no cliente que deseja realizar a configuração, na lista de clientes, para realizar o preenchimento da Unidade Federação (estado do estabelecimento), a Senha do Certificado Digital A1 e selecione e anexe o Certificado Digital da empresa com permissão no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, para que os servidores do Questor Zen possam utilizar as credenciais do Certificado Digital para acessar as informações no Portal da Nota Fiscal Eletrônica e assim capturar as notas fiscais automaticamente.

É possível também realizar algumas configurações de manifesto automaticamente:

Clicando na opção "Manifestar Automático como "Ciência da Operação"," o sistema efetuará o manifesto automaticamente no momento que realizar a busca das notas fiscais de entrada.

Também será possível efetuar regras de manifesto por CNPJ, clicando na opção: Configuração Avançada, poderá ser adicionado CNPJs para realizar a manifestação pela Ciência da Operação ou Ciência da Emissão automáticamente.

Clique em para finalizar e salvar a configuração. Para cancelar clique em ou acesse outro menu, ou atualize a página para cancelar a configuração.

Após as devidas configurações o sistema iniciará com o processo de monitoramento no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica e disponibilizará na Lista de NF-e sem que seja necessário realizar quaisquer outro processo, tudo de forma automática.

As capturas das Notas Fiscais, são iniciadas todos os dias as 00:00 com conclusão média até as 10:00 da manha, assim o sistema sempre demonstrará as notas fiscais do dia anterior, a captura de periodos retroativos obedece a regra da RFB conforme NT do webserice de distribuição de notas da Receita Federal, controlando e registrando as seqüencias das notas a partir da Ultima NSU.

Para utilizar as capturas de NFS-e, será necessário ter o módulo/licença habilitado pela Questor, e será exibida a aba “NFS-e”. Após todas as configurações e permissões realizadas, configuraremos e adicionaremos as Empresas no Q-drive para a captura das NFS-e.

Para isso, acessaremos o módulo "Q-drive > Config Empresas > NFS-e. Selecionamos a Empresa, nesse momento podemos ajustar os campos Estado, CEP e Inscrição Municipal caso necessário.

Selecionamos a aba NFS-e para configuração de captura.

  • Observações:
    O campo Status é responsável por ativar ou desativar os serviços de NFS-e do cliente selecionado.
  • Os campos Usuário dos Municípios e Senha dos Municípios são obrigatórios apenas para prefeituras que as exijam, mesmo
    assim a mensagem informando a obrigatoriedade dos campos será exibida ao salvar o cadastro.
  • No campo Tipo de Serviço temos 3 opções. São elas:
  1. Tomados:Ao selecionarmos esta opção, ativamos a captura das NFS-e de entrada. A captura será realizada nas prefeituras incluídas manualmente.
  2. Prestados: Ao selecionarmos esta opção, ativamos a captura das NFS-e de saída na prefeitura localizada no mesmo endereço do cliente no CRM. Após selecionarmos esta opção, será ativado o campo N° última NFS-e Prestado onde é obrigatório informar o número para que o sistema capture a partir dessa numeração.
  3. Ambos: Ao selecionar esta opção, ativamos a captura NFS-e de Entrada e de Saída. Novamente o campo N° última NFS-e Prestado é exibido e seu preenchimento é obrigatório.
    Ex: Preenchemos o campo com o número 100, logo o sistema capturará as NFS-e a partir deste número, ignorando as NFS-e de
    saída anteriores.

Para capturar os serviços Tomados, clicamos na opção +Adicionar Tomado.

Na tela apresentada selecionamos o Estado e o Município do prestador.

Cada prefeitura possui suas próprias regras, podendo obrigar ou não o preenchimento dos campos: Usuário dos Municípios, Senha dos Municípios, Certificado Digital, Inscrição Federal Prestador e Inscrição Municipal Prestador.

Caso os campos Inscrição Federal Prestador e Inscrição Municipal Prestador não forem obrigatórios, os mesmos ficarão inacessíveis.

Após incluirmos os dados das prefeituras para a captura das NFS-e de tomados, podemos realizar a ativação/desativação em lote ou individualmente.

Podemos ainda utilizar os filtros por Status, Município, Prestador e Insc. Municipal.

Também podemos realizar importações dos prestadores através de um arquivo CSV, contendo duas colunas:
-Inscrição Federal Prestador e Inscrição Municipal Prestador. Clicamos na opção Importar Prestadores, escolhemos o estado e município, e então buscamos o arquivo.

 

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