Última modificação em: 22/03/2022

faq

FAQ. Perguntas e Respostas Frequentes

 

GERAIS

1 - Esqueci minha senha
R. Na tela de Login do Questor Zen, tem a opção “Esqueceu sua senha?” clique nesta opção e informe o endereço do seu e-mail de acesso, uma nova senha será gerada e enviada para o seu e-mail.

 

2 - Quero trocar a senha do meu usuário
R. poderá realizar a troca da senha, clicando no seu e-mail logado, localizado no canto superior a direita e selecionar a opção Alterar Senha.

 

3  - Quero desativar um usuário do meu cliente
R. Acesse o meu Clientes > Lista de Clientes, localize a empresa e o usuário desejado e clique em Desativar.

 

4 - Algumas opções que são demonstradas nesse manual não estão disponíveis para meu Escritório
R. Se o seu login de acesso tiver restrições de acessos alguns menus poderão não serem demonstrados. Além disso, o Questor Zen é dividido em 6 Módulos, e-Doc, CND, Q-Drive, Questor.net, Q-Colabore e CRM. Algumas opções poderão não serem demonstradas conforme a sua licença.

 

5 - Como adicionar a Tela de Login e Senha do Questor Zen no Site do meu Escritório?
R.Verifique juntamente com o seu tecnico de TI, responsavel pela manutenção do seu Site, para adicionais as informações de Login e Senha na Pagina Web do site corporativo.

Deverá ser inserido a linha de comando na respectiva pagina do seu site Corporativo:

<form method="post" action="http://SEUDOMINIODOZEN.app.questorpublico.com.br/entrar"> 
<input type="text" name="UserName">
<input type="password" name="Password"> 
<button type="submit">Login</button> 
</form> 

Onde esta descrito SEUDOMINIODOZEN, informe o dominio de acesso do sistema Questor Zen do escritorio, nessa linha de comando contem a estrutura basica para acessar o zen do site corporativo, portanto a estilizacao ficara a encargo do proprio escritorio.

Exemplo Visual:

 

6 - Como posso entrar em contato com o meu suporte?
R. Acesse no Questor Zen o o menu Ajuda > Suporte online e selecione o serviço desejado e efetue a sua pergunta desejada na descrição.

Oferecemos tabem possibilidade de estar lhe atendendo por telefone ou por e-mail acesse a nossa página de distribuidores http://www.questor.com.br/#distribuidores localize o seu distribuidor e entre em contato por telefone ou por e-mail. 

 

7 - Login no Questor Zen com Sistemas de Terceiros/Token Acesso

R. O Questor Zen permite que seja efetuado login ao seu sistema, para maior integração com sistemas de terceiros, logando na conta de determinados usuários, mediante ao token de acesso. para isso basta que seja criado hiperlink, inserindo o token de cada usuário do sistema, e acessar a página ' https://[UrlEscritorio].app.questorpublico.com.br/entrarcomtoken?token=[TokenUsuário] Essa função é útil para sistema que de terceiros que possuem integração com o Zen e já tem suas autenticações realizadas.

 

Q-Drive:

8 - O Q-Drive parou de Capturar as Notas Fiscais
R. Verifique se o Certificado Digital que foi inserido na configuração da empresa, no menu Q-Drive > Config. Empresa, esteja vencido, caso o mesmo venceu, deverá substituir o mesmo.

 

9 - Configurei minha Empresa no Q-Drive e o sistema não capturou nenhuma nota fiscal
R. Verifique no Menu Q-Drive > Status, se não está retornando nenhuma mensagem de erro, as mais comuns são: A requisição foi rejeitada : 593 - Rejeicao: CNPJ-Base consultado difere do CNPJ-Base do Certificado Digital.
Alem disso verifique no menu Q-Drive > Config Empresas, clique em visualizar a configuração da empresa e se foi anexado o certificado digital e informado a senha correta da empresa.

 

10 - Rejeição 137 - Nenhum documento localizado na captura de NF
R: Essa mensagem ocorre quando nosso sistema tenta comunicar-se com o Webservice do Sefaz, para efetuar o download do Arquivo XML, porem o arquivo ainda não foi liberado pelo SEFAZ após a sua manifestação. Para corrigir, é necessário aguardar o prazo de até 1 dia para realizar o download ou manifestação. Mas não se preocupe, nossos sistemas estão programados para executar essas capturas automaticamente. Se necessário, utilize a Chave de Acesso da NF-e para consultar a nota no Portal Nacional e validar se o evento de Manifestação foi vinculado a NF-e. Documentos fiscais emitidos a mais de 90 dias, não são possíveis suas capturas, devido a restrições do Webservice do Sefaz.

 

11 - Rejeicao: Consumo Indevido (Captura Lotes de NF-e)

R. Essa mensagem ocorre quando o Webservice de Distruibuição de Notas Fiscais, pelo Sefaz, efetua um bloqueio na consulta de documentos fiscais, para o CNPJ da Empresa. bloqueando a consulta da empresa por um periodo de até 1 hora. Isso pode ocorrer quando a empresa executa uma tentativa de captura com um intervalo menor de 1 hora no Webservice do Sefaz, onde na execução feito na RFB anteriormente teve uma NSU menor ou o retorno anterior teve a informação de '137 - Nenhum Documento Localizado'.

Para resolver o problema deverá aguardar 1 hora para que o Sefaz desbloqueie a empresa para execução de uma nova consulta. Nosso sistema já faz esse controle automáticamente!

Empresas que utilizam outros sistemas para capturar e estejam capturando de hora em hora, poderá impactar nas capturas, gerando bloqueios automáticos no sefaz, sugere-se que seja verificado com esses outros sistemas para que seja aumentado os intervalos de capturas dos Lotes de NSU, após suas respectivas finalizações.

O Sistema Q-Drive inicia as captura às 0:00 de todos os dias e conclui todas as empresas até as 8:00 da manhã. Empresas que apresentarem mensagem "Consumo Indevido" serão reprocessadas com intervalo de 4 horas, sendo reprocessado automáticamente às 02h da manhã, 06h, 10h, 14h, 18h, e as 21h .

As mensagens de "Consumo Indevido" podem ser:

  •   Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitacoes subsequentes. Tente apos 1 hora).
  •  Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitacao caso nao existam mais documentos a serem pesquisados. Tente apos 1 hora).

Para maiores informações consulte as Regras de Consumo Indevido do Web Service NFeDistribuicaoDFe - NT 2014.002.

Nota Técnica 2014.002 - v.1.12 - Publicada em 09/03/2022.

 

12 - Captura XML Q-Drive, erro Rejeição 109: Serviço paralisado sem previsão

 

R. Essa mensagem de erro trata-se de um aviso da SEFAZ informando que o seu serviço está paralisado.

 

Solução:

  • Aguarde o serviço de recepção de NF-e da SEFAZ normalizar;
  • Notas fiscais manifestadas que não tiveram o download do XML realizado, devido a essa mensagem de erro, terão suas capturas realizadas automaticamente no dia seguinte;
  • Se Manifestação foi registrado no SEFAZ e precisar apenas coletar o XML, poderá solicitar capturar as notas, no menu Q-Drive > Config Empresa > Detalhes > Solicitar para Capturar. O XML será capturado pelo processamento da NSU. Esse processo incluírá a empresa novamente para a Fila de Captura e processará novamente as NSUs, capturando todos os Resumos, XML e Eventos liberados pelo SEFAZ sendo executado em nossa aplicação em um intervalo médio de 1 hora.

 

13 - Qual a Periodicidade das Capturas de NF-e?

R. O Q-Drive processará automaticamente as capturas de NF-e ao menos uma vez por dia, iniciando às 00:00. Devido ao grande volume de empresas, é estimado que a conclusão da captura de todas as empresas sejam concluído até às 07:00.

Empresas que efetuam Manifestação da NF-e, terá sua execução da captura realizado de forma automatizada após a manifestação de qualquer nota. Efetuamos esse processo para capturar o arquivo XML após a Manifestação.

Empresas que apresentarem a mensagem de erro "Consumo Indevido" serão reprocessadas automaticamente, nos seguintes horários: 02h da manhã, 06h, 10h, 14h, 18h, e as 21h.

 

Q-Net:

14 - Meu cliente emitiu um relatório porém está saindo em branco
R. Isso ocorre quando é informado alguns parâmetros de filtro, onde com esses filtros não se tem nenhum lançamento realizado na base de dados do Sistema Questor Tributário, por exemplo: na base de dados, foi realizado lançamentos contábeis até a data 31/12/2013 e estou emitindo uma Razão, com data inicial 01/01/2014, desta forma não terá nenhum lançamento e logo o relatório será gerado em branco, sem movimento.

 

15 - Para configurar o nWeb, posso utilizar um programa de simulação de IP Fixo?
R. Sim poderá ser utilizado simuladores de IP Fixo, porém recomendamos que seja realizado as devidas por um profissional de TI as configurações de Host/IP Fixo e Porta para uma melhor conexão com o banco de dados.

 

16 - Questor.Net/Escritório Virtual, Retornando Mensagem Não Foi Possivel Conectar ao Questor
R.Verifique a conexão com sua internet, a conexão deve ser estável para uma melhor utilização do modulo Questor.net. Em alguns casos é necessário efetuar uma nova instalção do Questor Tributário, por conter arquivos lixos que estão interferindo no bom funcionamento do nWeb. Em casos onde o problema não é possível ser solucionado, deverá ser repassado os arquivos Logs, gerados na pasta TEMP, para gerar os arquivos logs, é necessário criar um arquivo com nome logultimo sem extensão. quando ocorrer o erro, deverá ser pego imediatamente os arquivos de logs da pasta TEMP e repassar a equipe de suporte.

 

CND:

17 - Porque minhas certidões estão retornando como falha?
R. As certidões que retorna como falha apenas quando nosso sistema não consegue efetuar a captura no respectivo site, as principais possibilidades são:

  •  Falta de Informações Adicionais ou preenchimento incorretos, nas Configurações da Empresa, dentro do menu Certidões > Configurar Empresas.
  •  Site do Órgão não ofereceu a possibilidade de estar efetuado uma captura da certidão, por estar com situação irregular, no respectivo órgão, ou outras situações adversas.
  • Alterações significativas por parte do site do Órgão da respectiva certidão, impedindo o processo de captura automatizada até que seja realizada a manutenção em nossos servidores.
  •  Recomenda-se que efetue o download e visualize a mensagem de erro, algumas mensagens poderão retornar com solicitações de procedimentos de configuração, recomenda-se que seja avaliado as mensagens, o sistema busca sempre retornara as mesmas mensagens de erros e avisos quando não é possível estar capturando uma certidão, por exemplo, uma inscrição federal inválida, site em manutenção, entre outras.
 

e-Doc

18 - Meu cliente tem um usuário que não encontra um documento enviado, porém outro usuário da empresa consegue visualizar o documento.
R. Nas configurações de usuários, no menu Clientes > Listar Clientes, localize a empresa e o usuário e verifique as opções de permissões por tipo de documentos, se o tipo de documento não tinha sido configurado após a configuração, pode estar compartilhando para dar acesso ao usuário. Lembrando que ao cadastrar um documento oferecemos a opções de selecionar a qual usuário enviar o documento.

 

19 - Não consigo anexar um documento para enviar
R. Deve-se respeitar o tamanho do arquivo, onde é permitido até 20MB e o formato do arquivo, onde é permitido apenas os formatos. .pdf, .nhz, .doc, .xml, .zip, .rar, .ofc, .ofx, .xls, .xlsx, .docx, .jpg, .jpeg. .fpa, .rem, .ret, .rtf, .pot, .odp, .potm.

 

20 - Os e-mails não estão chegando até o destinatário, Cliente/Funcionário
R. Verifique primeiramente no menu E-mails Enviados, se teve o registro de envio de e-mail, caso estiver, deverá verificar se os e-mails não estejam caindo na caixa de SPAN, também verifique com o seu suporte de domínio do seu e-mail ou TI, se todas as configurações estão corretas. Todos os e-mails do Questor Zen serão enviados pelo domínio: naoresponder@app.questorpublico.com.br

Atenção: a recepção por parte do cliente, referente aos e-mails, o Questor Sistemas, não é responsavel, visto que tal fato envolve serviços de terceiros. Para auxilia-los neste processo o escritório pode acompanhar, filtrando os documentos: em abertos/novos, que são documentos não visualizado pelo cliente. Informações Tecnicas: Servidor E-mail Amazon, Serviço Autenticado e DNS Reverso email-smtp.us-east-1.amazonaws.com. Tambem é possivel utilizar e-mail próprio para envios de notificações, que poderia ser configurado no menu Configurações > Notificações Via E-mail, Aba Geral.

 

21 - Uma mensagem de erro está retornando quando tento enviar um documento do questor tributário para o Zen HTTP/1.1 404 Not Found
R. A causa dessa mensagem é quando o questor tributário por algum motivo não localizou a empresa que receberá o documento, efetuando a consulta pela inscrição federa, ou então não encontrou a página da web configurada no menu configurações > Opções Gerais.
As principais causas são:

  • Falha de comunicação momentânea, ocorre devido a uma oscilação com a conexão com o Questor Zen, recomenda-se que seja tentado enviar novamente o respectivo documento.
  • Internet não está conectado, deverá ser verificado e resolvido problemas com a conexão de internet para poder enviar documentos para o sistema Questor Zen.
  • Proxy da internet está bloqueando o acesso ao sistema, caso possua algum Proxy deverá realizar a liberação do domínio de acesso do sistema Questor Zen, para que o mesmo possa ser acessado livremente sem passar por proxy, para as portas 80 e 443.  o sistema Questor Tributário não oferece opções de conexões por Proxy.
  • A empresa não está cadastrada no sistema Questor Zen, no menu Clientes > Listar Clientes, recomenda-se conferir o cadastros consultado a partir da Inscrição Federal e caso não esteja cadastrado deverá ser realizado o cadastro da empresa e o seu respectivo usuário.
  • As permissões de cadastro do seu funcionário não tem a permissão de cadastras documentos via Web Service, ou então não tem permissão de acesso ao cliente no Questor Zen. Para poder realizar o envio neste caso deverá conferir as permissões de funcionário, acompanhado do responsável do escritório.

 

 

 

 

 

 
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