Última modificação em: 22/03/2022
FAQ. Perguntas e Respostas Frequentes
GERAIS
1 - Esqueci minha senha
R. Na tela de Login do Questor Zen, tem a opção “Esqueceu sua senha?” clique nesta opção e informe o endereço do seu e-mail de acesso, uma nova senha será gerada e enviada para o seu e-mail.
2 - Quero trocar a senha do meu usuário
R. poderá realizar a troca da senha, clicando no seu e-mail logado, localizado no canto superior a direita e selecionar a opção Alterar Senha.
3 - Quero desativar um usuário do meu cliente
R. Acesse o meu Clientes > Lista de Clientes, localize a empresa e o usuário desejado e clique em Desativar.
4 - Algumas opções que são demonstradas nesse manual não estão disponíveis para meu Escritório
R. Se o seu login de acesso tiver restrições de acessos alguns menus poderão não serem demonstrados. Além disso, o Questor Zen é dividido em 6 Módulos, e-Doc, CND, Q-Drive, Questor.net, Q-Colabore e CRM. Algumas opções poderão não serem demonstradas conforme a sua licença.
5 - Como adicionar a Tela de Login e Senha do Questor Zen no Site do meu Escritório?
R.Verifique juntamente com o seu tecnico de TI, responsavel pela manutenção do seu Site, para adicionais as informações de Login e Senha na Pagina Web do site corporativo.
Deverá ser inserido a linha de comando na respectiva pagina do seu site Corporativo:
<form method="post" action="http://SEUDOMINIODOZEN.app.questorpublico.com.br/entrar">
<input type="text" name="UserName">
<input type="password" name="Password">
<button type="submit">Login</button>
</form>
Onde esta descrito SEUDOMINIODOZEN, informe o dominio de acesso do sistema Questor Zen do escritorio, nessa linha de comando contem a estrutura basica para acessar o zen do site corporativo, portanto a estilizacao ficara a encargo do proprio escritorio.
Exemplo Visual:
Q-Net:
14 - Meu cliente emitiu um relatório porém está saindo em branco
R. Isso ocorre quando é informado alguns parâmetros de filtro, onde com esses filtros não se tem nenhum lançamento realizado na base de dados do Sistema Questor Tributário, por exemplo: na base de dados, foi realizado lançamentos contábeis até a data 31/12/2013 e estou emitindo uma Razão, com data inicial 01/01/2014, desta forma não terá nenhum lançamento e logo o relatório será gerado em branco, sem movimento.
15 - Para configurar o nWeb, posso utilizar um programa de simulação de IP Fixo?
R. Sim poderá ser utilizado simuladores de IP Fixo, porém recomendamos que seja realizado as devidas por um profissional de TI as configurações de Host/IP Fixo e Porta para uma melhor conexão com o banco de dados.
16 - Questor.Net/Escritório Virtual, Retornando Mensagem Não Foi Possivel Conectar ao Questor
R.Verifique a conexão com sua internet, a conexão deve ser estável para uma melhor utilização do modulo Questor.net. Em alguns casos é necessário efetuar uma nova instalção do Questor Tributário, por conter arquivos lixos que estão interferindo no bom funcionamento do nWeb. Em casos onde o problema não é possível ser solucionado, deverá ser repassado os arquivos Logs, gerados na pasta TEMP, para gerar os arquivos logs, é necessário criar um arquivo com nome logultimo sem extensão. quando ocorrer o erro, deverá ser pego imediatamente os arquivos de logs da pasta TEMP e repassar a equipe de suporte.
CND:
17 - Porque minhas certidões estão retornando como falha?
R. As certidões que retorna como falha apenas quando nosso sistema não consegue efetuar a captura no respectivo site, as principais possibilidades são:
e-Doc
18 - Meu cliente tem um usuário que não encontra um documento enviado, porém outro usuário da empresa consegue visualizar o documento.
R. Nas configurações de usuários, no menu Clientes > Listar Clientes, localize a empresa e o usuário e verifique as opções de permissões por tipo de documentos, se o tipo de documento não tinha sido configurado após a configuração, pode estar compartilhando para dar acesso ao usuário. Lembrando que ao cadastrar um documento oferecemos a opções de selecionar a qual usuário enviar o documento.
19 - Não consigo anexar um documento para enviar
R. Deve-se respeitar o tamanho do arquivo, onde é permitido até 20MB e o formato do arquivo, onde é permitido apenas os formatos. .pdf, .nhz, .doc, .xml, .zip, .rar, .ofc, .ofx, .xls, .xlsx, .docx, .jpg, .jpeg. .fpa, .rem, .ret, .rtf, .pot, .odp, .potm.
20 - Os e-mails não estão chegando até o destinatário, Cliente/Funcionário
R. Verifique primeiramente no menu E-mails Enviados, se teve o registro de envio de e-mail, caso estiver, deverá verificar se os e-mails não estejam caindo na caixa de SPAN, também verifique com o seu suporte de domínio do seu e-mail ou TI, se todas as configurações estão corretas. Todos os e-mails do Questor Zen serão enviados pelo domínio: naoresponder@app.questorpublico.com.br
Atenção: a recepção por parte do cliente, referente aos e-mails, o Questor Sistemas, não é responsavel, visto que tal fato envolve serviços de terceiros. Para auxilia-los neste processo o escritório pode acompanhar, filtrando os documentos: em abertos/novos, que são documentos não visualizado pelo cliente. Informações Tecnicas: Servidor E-mail Amazon, Serviço Autenticado e DNS Reverso email-smtp.us-east-1.amazonaws.com. Tambem é possivel utilizar e-mail próprio para envios de notificações, que poderia ser configurado no menu Configurações > Notificações Via E-mail, Aba Geral.
21 - Uma mensagem de erro está retornando quando tento enviar um documento do questor tributário para o Zen HTTP/1.1 404 Not Found
R. A causa dessa mensagem é quando o questor tributário por algum motivo não localizou a empresa que receberá o documento, efetuando a consulta pela inscrição federa, ou então não encontrou a página da web configurada no menu configurações > Opções Gerais.
As principais causas são: