Última modificação em: 06/07/2022

Dúvidas Frequentes Q- drive

Dúvidas Frequentes Q- drive

 

O Q-drive é o Módulo da Questor que possui como objetivo a captura de Notas Fiscais no WS da RFB e disponibiliza essa informação dentro do ambiente do Questor Zen para consulta, manifestação e importação das notas.

O sistema realiza o processo de consulta das notas fiscais uma vez ao dia, normalmente após as 00:00h.

A forma de consulta das notas segue o processo liberado em Nota Técnica 2014.002 v1.13 a v1.15 da RFB, que tem como seguinte regra de distribuição de documentos:

Os documentos fiscais eletrônicos e informações resumidas estarão disponíveis para distribuição por até 3 meses após sua recepção pelo Ambiente Nacional da NF-e. A distribuição ocorrerá para os atores que desempenham papéis de emitente, destinatário, transportador e terceiros (informado na tag autXML) conforme tabela abaixo:

  1. Os documentos fiscais e resumos de eventos estarão disponíveis somente se o destinatário se manifestar dando "Ciência da Operação", “Operação não Realizada” ou "Confirmação de Operação" para a NF-e. Antes da manifestação do destinatário fica disponível unicamente a estrutura XML de “Resumo de NF-e”.
  2.  A NF-e estará disponível somente para o transportador identificado no grupo X03.
  3.  A NF-e estará disponível para terceiros somente cujo CNPJ ou CPF estiver informado na tag autXML.

Documentos emitidos pela própria empresa não estarão disponíveis para consulta.

Novas regras de consumo indevido dos serviços distNSU, consNSU e consChNFe – versão 1.12 da NT

No último dia 25 de fevereiro de 2022, sem comunicado prévio e devido ao excesso de utilização indevida do WebService de Distribuição de DF-e de Interesse dos Autores da NF-e (NFeDistribuicaoDFe), os serviços “ConsNSU – Consulta DF-e Vinculado ao NSU informado” e “ConsChNFe – Consulta de NF-e por chave de Acesso Informada” foram temporariamente suspensos, ficando somente o pedido “distNSU – Distribuição de Conjunto de DF-e a partir do NSU informado” funcionando normalmente.

"Em quaisquer dos três tipos de consulta, quando o usuário receber a mensagem 656 – consumo indevido, deve aguardar 1hora. Se retomar a consulta antes de completar 1 (uma) hora, o tempo é zerado e a contagem reiniciará até completar 1hora".

Clientes que utilizam outros sistemas de captura rodando em paralelo ao ZEN, podem estar tendo a rejeição com mais facilidade, tendo em vista as regras de limitação de consultas por hora e NSU fora da sequência.

Para evitar recorrências com o Rejeição: Consumo Indevido. é recomendado que nos sistemas que capturam as notas dessas empresas seja aumentado o intervalo do tempo entre cada execução de capturas.

Sistema Q-Drive, inicia suas capturas da fila de espera as 00:00h e concluí em um tempo médio até as 08:00h, Empresas que apresentam a mensagem Rejeição: Consumo Indevido terão novas tentativas de captura sendo executada, sempre a partir dos seguintes horários: 02h, 06h, 10h, 14h, 18h, e as 21h.

Também temos novas regras da Receita Federal, será limitado a 20 o número de consultas por chave de acesso em um período de 1 hora.

Para Maiores informações acesse: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=0cu/yBLKrCs=

 

 

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025