Última modificação em: 12/01/2024
CADASTRO DE NATUREZA
A natureza é utilizada para gerenciamento das operações fiscais da empresa. Para cadastrar uma nova natureza ou até mesmo alterar uma já existente, acesse o menu: Contabilidade > Natureza
Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório, os demais são opcionais.
Código: É gerado automaticamente pelo sistema que segue um número sequencial.
Natureza Estoque: Nome Identificador da natureza para localizar na digitação do lançamento.
Extensão contábil a prazo e a vista: Para integração com o Questor Tributário.
Operação: 1 – Entrada ou 2 – Saída.
CFOP contribuinte ICMS / CFOP não contribuinte ICMS: (CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações) para contribuintes e não contribuintes(dúvidas quanto ao preenchimento deve ser verificado junto à contabilidade).
CFOP serviço: Informar a CFOP que será utilizada quando tiver movimentações de notas fiscais de serviço.
OBS: caso a CFOP orientada pela contabilidade não estiver cadastrada no sistema pode ser realizado o cadastro da mesma em Contabilidade > CFOP.
Situação Tributária: Informar a situação tributária do Produto / Serviço.
Situação Tributária ISS: Informar a situação tributária do ISS.
Natureza Devolução: Deve-se buscar uma natureza de devolução que terá vinculado com a natureza de saída, feito isso quando for gerar as notas de devolução o sistema já faz o vínculo automático dos documentos e dos itens da nota, sugerindo ao usuário em tela.
Na sequência, temos as Configurações de Situação Tributária:
IPI: Informar a CST do IPI.
PIS/COFINS: Informar CST de PIS e COFINS:
Tabela Débito PIS/COFINS: Informar código da tabela.
Faturamento: Informar se essa natureza poderá ser utilizada no faturamento da nota fiscal.
Tributação ISSQN NFS-e: Informar o tipo da tributação da NFS-e.
Modalidade B.C. ICMS: Informar a modalidade de base de cálculo do ICMS.
Modalidade B.C. ICMS ST: Informar a modalidade de base de cálculo do ICMS substituição.
ICMS Desonerado: Informar se a natureza é referente a ICMS desonerado Sim ou Não.
Deduzir ICMS Desonerado: Informar se vai deduzir (descontar) das notas o ICMS Desonerado.
No terceiro campo, temos as configurações de Tributação ISSQN
Tributação ISSQN NF-e: Configurar o tipo de tributação sobre o ISS quando a natureza for para prestação de serviço.
No quarto campo, temos as configurações de Enquadramento do IPI
Configuração Enquadramento do IPI: O sistema Pequenas Empresas possui pré-cadastrados a grande maioria dos códigos de enquadramento do IPI, bastando apenas o cliente configurar o código desejado buscando através do campo específico.
No campo a seguir temos as configurações de Regras de Impostos Esse campo serve para manipular cálculos por meio de fórmula específica, para quando um cálculo seja diferente do normal, deve-se sempre consultar e questionar contabilidade para configurar da maneira correta, pois alguns clientes eventualmente possuem peculiaridades nos cálculos de impostos e é através destas regras é possível fazer as configurações.
Outras Configurações
Total do produto faz parte Total NF-e: Informar sim, se o total do produto somará no total da nota fiscal.
Movimenta Estoque: Informar se a natureza do estoque movimentará o estoque do produto Configurado como SIM para naturezas de entrada e saída.
Substituição Tributária: Parametrizar caso a natureza tenha finalidade e cálculo de ST.
Operação com Combustíveis: Parametrizar somente quando o produto a ser faturado for Combustível, pois precisa gerar obrigatoriamente o grupo de combustíveis <comb> no xml das notas.
Funrural: Este parâmetro é definido para o cliente cadastrado como produtor rural, pois se trata de um imposto específico.
Ativo: Caso Sim, a natureza aparecerá nas consultas dentro do cadastramento do documento para utilização, caso Não, não será listada.
Calcular ICMS: Caso Sim, fará o cálculo de ICMS das mercadorias, caso Não, não calculará nem destacar.
Exibir Relatórios Faturamento: Parametrizar caso queira que a natureza apareça nos relatórios de faturamento.
Desabilitar Cálculo Impostos: Informar se a natureza irá ou não calcular os impostos conforme configuração. Atenção: Quando a natureza for destinada à venda de cupom fiscal o campo desabilitar cálculo de impostos NUNCA pode estar configurado como SIM, pois implica na não integração dos itens dos cupons.
Importar ICMS/ICMS ST e IPI Conforme XML: Habilitar somente quando tiver certeza que nas notas de compra contém os referidos impostos, esse parâmetro faz com o que o sistema importe exatamente os valores vindos do XML do fornecedor, além disso, este parâmetro influencia diretamente no cálculo do custo operacional e custo médio, dados essenciais para entrega correta do inventário. Isso porque caso estiver habilitado e na nota de entrada qualquer um dos referidos impostos estiver ausente, seja ICMS, ICMS ST ou IPI, pela regra contida na rotina o sistema não vai calcular o custo operacional e médio dos itens (como dito importante para a entrega do inventário), deve-se então deixar desabilitado e adicionar uma Regra de Custo Operacional exemplo ((@VL_TOTAL+@VL_FRETE_RATEADO+@VL_IPI+@VL_OUTROS-@VL_DESCONTO)/@NR_QUANTIDADE), cancelar e finalizar as notas ou excluir e refazer as entradas. Atenção: Não existe regra padrão, cada cliente pode calcular seu custo conforme sua necessidade, o exemplo é apenas informativo, neste caso é muito importante questionar a contabilidade no cliente caso usuário se deparar com este tipo de situação e entender a regra do cliente.
Somar Valor PIS/COFINS total da Nota Fiscal: Configurar conforme orientação.
Somar Valor ICMS Total Nota Fiscal: Configurar conforme orientação.
Exigibilidade Suspensa - Gerar Base de ISS: Configurar conforme orientação.
Gerar ICMS Retido Anteriormente: Configurar conforme orientação. Quando estiver como sim e a CST for 060 ou CSOSN 0500, busca o ST das notas de entrada para gerar o ICMS Retido. Atenção: Obrigatoriamente precisa ter ST nas notas de compra para que o sistema gere a informação.
Gerar Grupo de Repasse ICMS ST: Configurar conforme orientação.