Última modificação em: 21/08/2023
CADASTRO DE CLIENTES
Para realizar o cadastro de clientes, acesse o menu: Cadastros > Clientes
Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório, os demais são opcionais.
Código: É informado automaticamente ao salvar o cadastro;
Tipo: Informa a classificação se é pessoa física, jurídica ou estrangeiro;
Nome Completo: Informa o nome e sobrenome completo caso for pessoa física, ou razão social se for pessoa jurídica;
CPF/ CNPJ: Informa o registro do cadastro nacional da pessoa física ou jurídica;
Ativo: Habilita / Desabilita cadastro;
Cep: Informa o código postal;
Cidade: Informa cidade aonde o cliente reside;
Endereço: Informa a rua aonde o cliente reside;
Tipo Logradouro NFS-E: Informa o tipo de endereço (rua);
Tipo Bairro NFS-E: Informa o tipo de bairro;
Número: Informa número do endereço;
Bairro: Informa bairro do endereço;
Inscrição Estadual: Informa o registro do contribuinte de ICMS, caso o cliente possua o cadastro;
Indicador Insc. Estadual: Informa a especificação tributaria do cliente;
Classificação: Verificar com a contabilidade / prefeitura a atividade econômica exercida.
Os demais campos são opcionais o preenchimento, como telefone, celular, e-mail, etc. Salvando a aba de cadastro, a tela de endereço será habilitada para preencher um segundo endereço para cobrança / entrega caso deseje.
Além disso, é possível realizar uma consulta das pendências financeiras, varejo e bacen do cliente. Mas para ter acesso a essas informações deve ser configurado e cadastrado anteriormente no menu: Cadastros > Empresa > Serasa