Última modificação em: 02/03/2022

Auditoria Detalhamento ICMS

Nesta auditoria será verificado no detalhamento dos itens as informações de CFOP, CST, Redução da Base de Cálculo e Alíquota de ICMS. Se estão divergentes dos valores que constam na Grade Tributária para o produto, serão apresentadas as sugestões para correção do lançamento. Ao selecionar e salvar o lançamento, o Analista Fiscal Digital alterará o lançamento conforme a sugestão da regra tributária informada e irá assumir a extensão do CFOP do detalhamento de item para aquele que foi sugerido pela regra tributária.

Na auditorias de ICMS é apresentada a coluna 'Exceções' que indica possíveis exceções da regra tributária, permitindo selecionar uma regra específica para determinado item, já realizando o vínculo da característica ao item.

Nas telas de lançamento dos movimentos de Entradas e Saídas, está habilitado na barra de ferramentas a opção AUDITAR NOTA FISCAL . Ao clicar nesta opção, será efetuada a auditoria individual da Nota Fiscal ativa na tela.

IMPORTANTE:

  • É preciso efetuar a contabilização dos lançamentos após a execução das auditorias.

  • Quando alterado um lançamento com sugestão de CFOP é recomendado executar a auditoria novamente para assumir nas demais auditorias de outros impostos, a regra conforme a alteração efetuada.

  • Clicando duas vezes sobre a linha do lançamento o Analista Fiscal Digital abrirá a tela do lançamento da nota fiscal, que permitirá a alteração do lançamento. Para modificar o status do lançamento na consulta das Auditorias, será necessário executar a auditoria novamente.

  • Não será possível alterar somente um campo, CST ICMS ou alíquota, por exemplo, pois como o Analista Fiscal recalcula todo o lançamento será necessário alterar as informações pela sua totalidade.

  • Os lançamentos de saídas não serão alterados, somente auditados. Visto que a nota fiscal emitida não pode ser alterada.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025