Última modificação em: 09/06/2023

Relacionamento do Plano Padrão/Específico com o Plano Referencial

Para efetuar o relacionamento do plano de contas com o plano referencial deve ser acessada a rotina adequada, de acordo com o plano utilizado pela empresa.

No caso, se a empresa utilizar um plano padrão, a configuração é feita no módulo Contabilidade através do acesso ao menu Cadastros / Planos de Contas Outros / Relacionar Plano Padrão x Plano Referencial.

Se a empresa utilizar um plano específico, a configuração é feita no módulo Contabilidade através do acesso ao menu Cadastros / Planos de Contas Outros / Relacionar Plano Específico x Plano Referencial.

Observação: Sempre que a empresa utilizar um Plano de Contas Padrão, também deverá ser efetuado o referenciamento das contas específicas desta empresa, como clientes e fornecedores e outras contas criadas no plano de contas da empresa.

O referenciamento pode ser efetuado de várias formas, sendo:

1 - Informar a conta referencial através das contas sintéticas:

Neste caso, são relacionadas somente as contas sintéticas e na geração do arquivo ECD/ECF, todas as “contas filhas” (analíticas) dos grupos 1.1.01.001 e 1.1.01.002, receberão a conta 5 e 8, respectivamente, pois estão atribuídas dentro da estrutura das “contas mães” (sintéticas). Ao finalizar a configuração, salvar.

Observação: dependendo da quantidade de contas configuradas, o processo de salvamento poderá ser longo.

2 - Informar a conta referencial através das contas analíticas:

Neste caso, são referenciadas somente as contas analíticas do plano de contas e na geração do arquivo ECD/ECF, serão geradas as informações de todas as contas que estiverem relacionadas com as contas analíticas. Ao finalizar a configuração, salvar.

Observação: dependendo da quantidade de contas configuradas, o processo de salvamento poderá ser longo.

3 - Informando a conta referencial através das contas sintéticas e com exceções nas analíticas:

Neste caso, são referenciadas as contas sintéticas do plano de contas e eventualmente algumas contas analíticas. Nesta forma de referenciamento, as “contas filhas” (analíticas) da conta 1353 relacionadas com a conta 474, receberão a mesma referenciação, enquanto a conta 9085 terá um relacionamento com a conta 479. Ao finalizar a configuração, salvar.

Observação: dependendo da quantidade de contas configuradas, o processo de salvamento poderá ser longo.

Observação: Contas como “Ativo Compensatório”, “Passivo Compensatório” e de “Encerramento do Exercício”, não devem ser referenciadas. Estas contas de vem ser definidas em Definição de Contas Padrões.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025