Última modificação em: 11/07/2019
A auditoria é uma rotina que tem a funcionalidade de verificação de inconsistências nos dados contábeis e fiscais.
Pode-se utilizar a rotina de Auditoria de Dados Contábeis para identificação de inconsistências no relacionamento do plano específico da empresa com o plano referencial da RFB. Este processo elimina muitos erros de validação da ECF.
O relacionamento do plano de contas é de suma importância.
Para isso, no módulo Contabilidade, utiliza-se a rotina Utilitários / Auditoria / Auditoria Dados Contábeis. Selecionar a opção “Verificar Relacionamento entre Plano RFB e Plano Específico” e informar o plano referencial utilizado pela empresa.
OBS: Esta rotina indicará todas as contas que não possuem relacionamento.
OBS: Se o plano de contas da empresa contiver grupos de Ativo Compensatório e Passivo Compensatório, estes deverão aparecer na auditoria e não devem ser relacionados. Contas do grupo de zeramento do exercício igualmente não devem ser relacionadas.
Com as contas indicadas na auditoria, basta acessar a rotina de relacionamento e estabelecer a relação entre as contas do plano específico da empresa com o plano da RFB.
No caso, se a empresa utilizar um plano padrão, a configuração é feita através do acesso ao menu Cadastros / Planos de Contas Outros / Relacionar Plano Padrão x Plano Referencial.
Se a empresa vier a utilizar um plano específico, a configuração é feita através do acesso ao menu Cadastros / Planos de Contas Outros / Relacionar Plano Específico x Plano Referencial.
OBS: Se a empresa utilizar plano padrão, o relacionamento deve ser feito antes no plano padrão. Ao ser executado o processo de atualização do plano de contas da empresa, as alterações no relacionamento do plano padrão com o plano RFB estarão refletidas no plano específico da empresa.
O relacionamento do plano específico visa incluir no relacionamento as contas que existem somente no plano específico da empresa, como contas de bancos, clientes, fornecedores, etc, e outras que tenham sido criadas.