Última modificação em: 24/04/2020

Ativação Quiu

No módulo Gem ou no Lean, executando como administrador a aplicação, acessar o menu: "Configurações \ Processos Automatizados" e efetuar as seguintes parametrizações:

> Ativar Robô: Selecionar “Sim”.

> Pasta para Monitoramento: Informar o caminho aonde foi criada a pasta monitorada no servidor.

> Intervalo (Em Segundos): “3”.

Permissão de Administrador nos Serviços do Servidor: 

Para o funcionamento do Quiu® no servidor da aplicação, é necessário que o serviço Robô possua permissão de usuário administrador no servidor.

Caso o usuário autenticado no sistema não possua privilégios de administrador, é necessário conceder esta permissão manualmente nas configurações de serviço do Windows ou Windows Server, seguindo os seguintes passos:

1 - No servidor, após inicializado o serviço Quiu em qualquer um dos módulos Gestão Contábil Questor, acessar as configurações de serviços do Windows servidor:

2 - Localizar o Serviço com nome de Questor serviço Quiu e acessar as propriedades do mesmo clicando com o botão direito sobre o mesmo:

3 - Inserir o usuário e senha de um usuário com privilégios de administrador:

4 - Confirmada a execução do serviço como “Administrador”, o Windows exibirá seguinte mensagem:

5 - O serviço Quiu deverá ser listado na tela de serviços como “administrador” na coluna Fazer logon como:

6- Nas demais estações, acessar o módulo Gerenciador de Empresas\Processos Automatizados, nas configurações do Robô no ícone informar no campo: “Pasta para monitoramento” o caminho de rede aonde está localizada a pasta monitorada, (aonde são gravados os arquivos) do robô, no servidor:

Para verificar se a estação possui acesso ao servidor para gravação na pasta monitorada, pode ser feito um teste buscando a pasta por meio da rede no servidor inserindo o caminho de rede no Explorador de Arquivos do Windows.

Ao final das configurações, deverá ser reiniciado o serviço Quiu para que as configurações tenham efeito, por meio do painel de serviços do Windows, e clicando com o botão direito sobre o serviço e selecionar a opção “Reiniciar”.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025