Última modificação em: 11/08/2022

Teste de Porta Firebird por Cliente Telnet

Para fazer o teste de porta, o usuário deverá executar um teste em uma estação.

Primeiramente, o recurso "Cliente Telnet" precisa estar ativado na máquina.

Para ativar o recurso, acessar o "Painel de Controle" do Windows e na sequência a opção "Programas" ou "Programas e Recursos".

Após abrir a rotina de "Programas e Recursos", na parte superior da janela, selecionar a opção "Ativar ou desativar recursos do Windows".

Esta opção poderá estar também no canto superior esquerdo da janela com a mesma descrição: "Ativar ou desativar recursos do Windows".

Selecionar a opção marcando a "checkbox" denominada "Cliente Telnet".

Após ativar o "Cliente Telnet", basta abrir o comando "Executar" do Windows, pelo menu "Iniciar" ou pressionando a combinação de teclas Windows + R e então digitar "CMD".

Ao confirmar será aberto o "Prompt de comandos do Windows".

Com o "Prompt de comandos do Windows" aberto, basta digitar o comando: "telnet" "nome ou IP do servidor" "número da porta", sem as aspas, conforme o exemplo a seguir: telnet NKSUPFFI18 3050

Se retornar a seguinte mensagem de erro, significa que a porta não está liberada:

Neste caso, será necessário liberar a porta do Firebird no Firewall no servidor.

Se o comando "telnet" for executado com êxito, ou seja, estabelecer conexão, a tela será exibida sem nenhuma informação, conforme a imagem abaixo:

Importante: A porta padrão do Firebird é a 3050. Caso a porta tenha sido alterada, será necessário informar o número coerente com a porta verificada.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025