Última modificação em: 01/08/2022
O backup do banco de dados é de responsabilidade do usuário, bem como o gerenciamento do armazenamento dos backups. Dessa forma, o backup poderá ser efetuado por outros softwares ou ferramentas, conforme preferência do usuário.
A seguir, será demonstrado o procedimento de configuração do backup automático utilizando a ferramenta "nQuestorBackup.exe" que se encontra em toda instalação do Questor.
O usuário deve localizar e executar o plicativo "nQuestorBackup.exe" que está localizado na pasta de instalação padrão do sistema, geralmente no diretório "C:\nQuestor". Ao abrir, será exibida a seguinte tela:
Ao abrir o arquivo executável a tela será demonstrada da seguinte forma:
O processo de configuração do backup automático pode ser separado em 3 partes principais, conforme o print acima.
Na primeira parte será configurada a conexão com o banco de dados, que pode ser conferida no acesso a qualquer módulo do sistema:
Os campos seguem a mesma ordem da configuração de acesso ao sistema conforme, demonstrado no print acima O campo "Adicionar" no canto superior direito da janela, tem a função de adicionar outra configuração de banco de dados e para executar o backup de vários bancos de dados simultaneamente.
OBS: No campo "Senha Usuário do Banco" precisa ser informada a senha do banco de dados. Caso não tenha sido alterada, a senha padrão é "masterkey".
O segundo campo tem a função de adicionar pastas além do banco de dados para o processo de backup, como a pasta "Usuario", que armazena relatórios e consultas personalizadas, por exemplo:
OBS: Não adicionar a pasta nQuestor ou mesmo a pasta onde fica o banco de dados, pois o backup do banco já será feito mesmo sem configuração nessa parte, visto que já foi informado o caminho na primeira parte da configuração do backup.
A terceira parte, "Pastas Destinos Backup", é a configuração onde são indicados os destinos de salvamento dos arquivos de backup. Caso necessário, podem ser configurados vários locais de salvamento dos arquivos, como também, alterar a máscara de nomenclatura dos nomes dos arquivos de backup. A recomendação é que a máscara seja mantida na forma padrão "YYMMDDHHNN", onde:
YY = ano com dois dígitos. Ex: 22
MM = mês do ano com dois dígitos. Ex: 07
DD = dia do mês com dois dígitos. Ex: 26
HH = hora do dia com dois dígitos: Ex: 11
NN = minuto do dia com dois dígitos. Ex: 47
Exemplo: YYMMDDHHNN = 2207261147
Ao concluir a configuração o backup, o mesmo pode ser agendado como uma tarefa para execução no sistema operacional Windows. Para isso basta clicar no botão "Agendar tarefa no Windows", encontrado no canto inferior esquerdo da janela.
Ao agendar a tarefa, recomendamos que sejam observadas algumas configurações, como desmarcar a caixa de seleção da opção "Executar somente se conectado", para que o backup seja feito mesmo que o usuário que configurou o backup esteja desconectado na máquina.
Na aba "Agenda" basta configurar o campo "Hora de início" para agendar o backup no horário de sua preferência.
OBS: Recomendamos que o backup seja executado fora de horário de expediente, pois se for efetuado no decorrer do uso do sistema, poderá causar lentidão no processamento de dados.
Uma vez concluído e salvo o agendamento, se faz necessário revisar o agendamento no Windows para configurar determinadas opções importantes, como as seguintes:
Após concluir estas configurações o backup está configurado e agendado!
Recomendamos que seja sempre validado/verificado o destino onde os backups ficarão salvos para confirmar que os mesmos estejam sendo executados diariamente conforme agendamento.
ERROS COMUNS:
Caso seja apresentada esta mensagem de erro, significa que o nome ou IP do servidor, porta do banco de dados, caminho do banco de dados, usuário ou senha estão informados incorretamente na primeira parte da configuração.
A solução é revisar os parâmetros e informar os dados corretamente.