Última modificação em: 01/02/2023
Recomendações de backup do banco de dados Questor Gestão Contábil
O presente documento tem o objetivo de demonstrar boas práticas para o armazenamento do arquivo do banco de dados, transporte do mesmo entre diretórios e recomendações a respeito do backup do banco.
O banco de dados do sistema Questor Tributário possui a extensão ‘.FDB’, e utiliza a tecnologia do Firebird para realizar o gerenciamento do banco de dados. A versão do Firebird homologada e recomendada para uso no servidor é Classic Server 2.5.8.
ARMAZENAMENTO
O Questor tributário, por padrão, é instalado no diretório ‘C:\nQuestor’. O diretório de armazenamento do banco de dados geralmente é definido no momento da implantação, o qual recomendamos que seja criada uma pasta específica dentro da instalação do Questor, sendo essa pasta chamada ‘Base’, por exemplo, dessa forma o diretório padrão fica definido como ‘C:\nQuestor\Base\’, e o arquivo do banco de dados, geralmente definido com o nome ‘QUESTOR.FDB’, fica dentro deste diretório.
Este é o padrão recomendado para armazenamento do banco de dados, porém cada cliente é livre para definir a estrutura dos diretórios dos arquivos da forma que preferir, de acordo com a organização da sua própria infraestrutura.
BACKUP
O backup, de forma bem simples, é uma cópia de segurança, porém se tratando de um banco de dados, não é considerado backup apenas fazer uma cópia do arquivo ‘.FDB’, principalmente se esta cópia for feita com o banco em uso, podendo facilmente corromper o arquivo e gerar problemas que talvez não sejam percebidos/corrigidos facilmente.
Realizar o backup diariamente é importante pois caso ocorra qualquer problema com o servidor ou com o próprio arquivo do banco de dados que está em produção, este backup poderá ser utilizado para restaurar os dados inseridos anteriormente a sua criação, dessa forma minimizando a perda de dados em situações adversas.
Se tratando de um banco de dados Firebird, o backup é gerado por meio de comandos específicos utilizando a ferramenta ‘gbak’ disponibilizada pelo próprio Firebird, e o arquivo gerado por esta ferramenta possui a extensão ‘.FBK’.
O sistema Questor disponibiliza um utilitário chamado nQuestorBackup em seu diretório de instalação, que possibilita de forma simples realizar a configuração de uma rotina de backup utilizando o agendador de tarefas do Windows. Por meio dessa ferramenta pode ser configurado um ou mais diretórios para que sejam salvos os arquivos de backup.
Os arquivos gerados são armazenados nos diretórios que foram informados no momento da configuração, o qual não serão excluídos, ficando a cargo do cliente definir a quantidade de arquivos que serão retidos, e também monitorar se os arquivos estão sendo gerados, devendo acionar o suporte caso perceba que o backup não está sendo gerado.
Além do backup diário, as atualizações do sistema que são disponibilizadas mensalmente fazem a conversão da estrutura do banco de dados, ou seja, inclui campos, exclui campos, ela cria e deleta tabelas entre outros processos de estruturação do banco de dados que são necessários para adicionar as novas funcionalidades do sistema.
No momento da conversão, o sistema inicialmente irá gerar um backup de forma automática, que será alocado no caminho apontado na tabela OPCAOSISTEMA no campo DESTINOBACKUP, sendo necessário que este diretório exista. O Backup da conversão é extremamente importante e não deve ser ignorado em hipótese alguma, principalmente se tratando de um ambiente de produção dos nossos clientes, todo e qualquer erro de backup deve ser verificado e corrigido assim que identificado.
Recomendamos que sejam mantidos os últimos 30 dias de backup, e além disto, ao menos 1 arquivo de cada mês anterior aos 30 dias, para que possam ser restaurados por qualquer motivo ou eventual necessidade. O cliente também é livre para utilizar outras ferramentas de backup se desejar, desde que a ferramenta também possa gerar o backup válido para a tecnologia do Firebird (arquivo com extensão .FBK), possibilitando a correta restauração do arquivo, se assim for necessário. Softwares que fazem apenas uma cópia do arquivo do banco não são recomendados como forma de backup. Recomendamos também manter cópias dos backups em outros locais além do próprio servidor, preferencialmente em nuvem.