Última modificação em: 01/08/2022

Configuração do arquivo "Firebird.conf"

A configuração do arquivo "Firebird.Conf" é uma configuração para direcionar recursos de processamento do servidor visando proporcionar um melhor desempenho ao Firebird e, por consequência, aos sistemas Questor que usam o Firebird.

O arquivo "Firebird.conf" fica armazenado na pasta de instalação do Firebird que, por padrão, está localizado em: "C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_2_5\firebird.conf" ou "C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\firebird.conf".

Ao localizar o arquivo, ele deverá ser aberto por algum editor de texto, podendo ser o próprio Bloco de Notas do Windows.

Para verificar se o mesmo já foi configurado, basta localizar a última linha do arquivo e observar se o final do arquivo está da seguinte forma:

Para configurar o arquivo pode ser utilizado o aplicativo chamado "RecuperaFDB.exe" que está localizado na pasta de instalação do Questor.

OBS: O procedimento precisa ser executado no servidor onde fica armazenado o banco de dados.

Assim que abrir o aplicativo, basta clicar na opção "Firebird.Conf", localizada no canto inferior esquerdo da tela, conforme print:

Ao abrir a janela do configurador, marcar as opções de configuração conforme a imagem abaixo, adaptando a configuração conforme as  observações a seguir:

1 - Sempre marcar essa opção.
2 - Marcar quando o servidor for exclusivo para o banco de dados Questor.
3 - Desmarcar sempre a opção "CPU 1" quando tiver mais de 1 CPU habilitado.
4 - Marcar se o Firebird estiver instalado da forma "Classic Server". No caso do Firebird estar instalado na forma "Super Server", manter a opção desmarcada.
5 - Sempre informar o dobro de usuários que ativamente podem utilizar o sistema. Ex: Caso a empresa tenha uma média de 10 usuários ativos, porém pode ter até 25, informar o dobro da quantidade máquina, no caso, 50 usuários. OBS: Sempre considerar o máximo de usuários que podem estar ativos.
6 - Tamanho da página padrão 8192. Manter sempre com esta configuração.

Após configurar todos os quesitos descritos acima, o usuário poderá salvar a configuração clicando em "Salvar Configurações".

Na parte inferior da janela do configurador serão geradas algumas linhas de texto, conforme no exemplo da imagem acima:

DefaultDbCachePages = 1843
TempBlockSize = 1048576
TempCacheLimit = 120810868
LockMemSize = 6291456
#Memoria Maxima: 6795436200 6480 MB

Para conferir se o arquivo está definido com a nova configuração, basta abrir novamente o arquivo "Firebird.conf" na pasta do Firebird.

Se por padrão as informações estiverem similares a imagem abaixo, a configuração está ativa:

Caso ainda não constem essas informações no arquivo ou o servidor utilize sistema operacional Linux, basta copiar os dados do rodapé do aplicativo de configuração do arquivo "Firebird.conf" e colar logo abaixo do último "#" do arquivo "Firebird.conf", mantendo de forma semelhante à imagem acima.
Após conferir que constam os dados da configuração no arquivo basta parar e reiniciar o serviço do Firebird para que as alterações tenham efeito.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025