Última modificação em: 22/07/2022
Para restaurar o backup, o usuário deverá extrair os arquivos compactados e restaurar o arquivo do banco de dados. Para isso, localizará e clicará com o botão direito do mouse no arquivo de extensão ".FBK", selecionando a opção "Abrir com" e a opção "Escolher outro aplicativo":
Clicar na opção "Mais aplicativos", marcar a "checkbox" "Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos .FBK" e clicar no botão OK:
Selecionar o aplicativo chamado "RecuperaFDB.exe" para interagir com o arquivo de backup. A localização do aplicativo é na pasta de instalação do Questor.
Após executar, irá aparecer a janela do "RecuperaFDB.exe" para iniciar a restauração. O usuário poderá conferir que o arquivo do banco ou backup estará informado na primeira linha. Basta clicar no botão "Reconstruir ou restaurar" para iniciar o processo:
Durante o processo de reconstrução/restauração o processo poderá aparentar estar travado. Aguardar a conclusão do processo.
O tempo de reconstrução/restauração poderá variar dependendo do tamanho do arquivo e do desempenho da máquina que estiver executando o processo.
Após a conclusão da restauração, será gerado o arquivo do banco de dados com extensão ".FDB" no mesmo diretório:
Por fim, o arquivo poderá ser renomeado para manter o nome padrão do arquivo do banco de dados, informando o nome "QUESTOR.FDB".
Na sequência, basta mover o arquivo para a pasta de armazenamento do banco de dados que, geralmente, fica localizada em "C:\nQuestor\Base\.