Última modificação em: 07/08/2023
Neste guia será apresentada a funcionalidade de Migração de Banco de Dados, onde é possível realizar a migração de bancos para Postgres, Oracle, Firebird e MSSQL Server, através do nSQL do sistema Questor.
Para realizar o procedimento de Migração de Banco de Dados, é necessário acessar o nSQL.exe que está localizado na pasta de instalação padrão do sistema, geralmente no diretório C:\nQuestor.
Posteriormente deve ser acessado o menu "Utilitários/Migrar banco"
Será apresentada a tela abaixo:
Banco de dados origem (conexão atual) - Irá trazer fixado o banco de dados ao qual o usuário está conectado.
Banco de dados destino - Deverá ser selecionado para qual Banco de Dados a conexão atual deverá ser migrada. Temos as opções PostgreSQL, Oracle, MSSQL Server e Firebird.
Obs- As configurações do banco de dados deve ser efetuada pelo TI préviamente.
Usuário|Password - Deve ser informado os dados de login do novo banco de dados.
Host - Nesse passo deve ser informado o IP do servidor aonde o novo banco de dados está configurado.
Novo database a ser criado - Informar o nome do Banco de Dados que deve ser criado.
Porta - A rotina já irá trazer essa informação correta, de acordo com o Banco de dados destino selecionado anteriormente.
Database
Criar Novo - Ao selecionar essa opção, todas as tabelas do banco de dados de origem serão migradas para o banco de dados destino.
Usar Existente - Essa opção pode ser utilizada caso ao anteriormente ser criado um novo banco de dados, migrando todas as tabelas e alguma tabela não tenha sido migrado corretamente.
Nesse caso irá habilitar o campo "Migrar os dados de uma tabela específica para um database existente", onde deve ser informada a tabela a ser migrada.
Verificar quantidade de registros migrados - Caso seja selecionada essa opção, ao final do processo irá demonstrar um comparativo de tabelas existentes no banco de dados de origem com a quantidade de tabelas criadas no banco de dados de destino.
Após clicar em Iniciar Migração, será apresentado em tela o progresso da execução.
Inicialmente será criado o novo banco, e efetuada uma validação na estrutura do banco de dados origem, portanto é essencial que o banco de dados esteja na mesma versão do sistema para que não ocorram diferenças.
Em seguida será iniciada a copia dos dados das tabelas, e no progresso serão apresentadas as tabelas copiadas, e também as tabelas que apresentaram algum erro durante o processo de migração, para que possa ser ajustada e copiada corretamente para o novo banco de dados.