Última modificação em: 24/07/2023

Pagamento com DARF

Pagamento com DARF

A rotina de cadastro dos créditos federais reúne as informações dos créditos federais (pagamentos) vinculados aos débitos apurados pelos demais módulos ou informados por digitação do usuário.

Existem duas formas de registrar os pagamentos de débitos federais:

  • Cadastro manual de créditos, por digitação de dados: Nesta forma de registro, basta acionar o botão "novo" na barra de ferramentas, selecionar o débito e preencher os campos obrigatórios (em negrito). Da mesma forma é possível alterar registros digitados bastando editar os dados.
  • Cadastro automático de créditos, por importação dos pagamentos do e-CAC: Nesta forma de registro, basta acionar o botão "importar pagamento do site e-CAC" na barra de ferramentas, selecionar o tipo do certificado digital e aguardar o sistema importar os dados. Instruções de configuração abaixo.

No campo, Documentos Diversos pode ser anexado um documento com detalhes do pagamento, informando o nome do arquivo que contém a imagem digitalizada do documento.

Para selecionar o documento, clicar sobre o botão localizado à direita do campo e selecionar uma das opções desejadas, sendo:

  • Importar: permite importar o documento para o sistema.
  • Exportar: permite exportar o documento salvo para outro arquivo.
  • Limpar: permite limpar o relacionamento do arquivo.
  • Abrir: permite abrir a visualização do documento importado para o sistema.
  • Imprimir: permite a impressão do documento anexado.

Configurações para importação automática dos pagamentos de débitos federais via e-CAC:

São 3 passos principais:

1 - Definir se a empresa utilizará certificado digital próprio ou procuração do contador e instalar o certificado digital.

2 - Caso a empresa utilize procuração para o contador, efetuar a configuração da outorga no Gerenciador de Empresas.

3 - Executar a rotina de importação dos pagamentos.

1 - Após definida a forma de login no e-CAC, providenciar a instalação do certificado digital na máquina.

Para instalar o certificado digital, observar as instruções:

Antes de executar a instalação do certificado digital, verificar se o mesmo encontra-se instalado. Caso já esteja instalado na máquina, o mesmo deverá ser removido e instalado novamente, contemplando os ajustes necessários para a comunicação correta entre o Questor e os ambientes seguros da RFB.

Para verificar se o certificado digital está instalado, acessar o menu: Iniciar / Painel de Controle / Opções da Internet / Aba Conteúdo / Botão "Certificados":

Caso o certificado esteja instalado, remover o certificado selecionando o mesmo e acionando o botão "Remover":

Realizado a remoção, o certificado poderá ser instalado novamente. Ao instalar o certificado, deverá ser ativada a opção para validação no ambiente seguro. Selecionar a opção "Usuário Atual" e após acionar o botão "Avançar".

A tela seguinte demonstra o caminho onde está localizado o arquivo do certificado que será importado. Verificar e acionar o botão "Avançar".

Na próxima tela, informar a senha do certificado e selecionar a opção "Marcar esta chave como exportável". Esta opção possibilitará o backup ou o transporte das chaves posteriormente e é necessária para o bom funcionamento da rotina. Após, acionar o botão "Avançar".

Na tela seguinte, selecionar a opção "Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado". Após acionar o botão "Avançar".

Por fim, a última tela demonstra a conclusão da instalação. Acionar o botão "Concluir" para finalizar a instalação do certificado digital.

Também, há outra forma de informar o certificado, sem que o mesmo esteja instalado na máquina, na rotina Cadastros \ Certificado Outorgaclicando no ícone .

Este ícone tem como finalidade, importar o certificado digital para o sistema Questor, sem precisar instalar o mesmo na máquina. Ao clicar no mesmo, abrirá a rotina para selecionar o Certificado Digital:

2 - Caso a empresa utilize procuração para o contador, efetuar a configuração da outorga no Gerenciador de Empresas.

Acessar o Gerenciador de Empresas e o menu Cadastros / Certificado Outorga, cadastrar o certificado digital do contador acionando o botão "Novo" e selecionando o certificado previamente instalado.

Após, acessar o cadastro da empresa a configurar a outorga.

Acessar Cadastros / Empresas e selecionar o cadastro da empresa para efetuar a configuração.

Acessar a aba "Acompanhamento Empresa/Estabelecimento" e a aba "Outorga".

Na aba "Outorga", selecionar o certificado da outorga e informar a data inicial e final da vigência da outorga.

Estas datas devem estar idênticas com o cadastro da outorga existente no e-CAC do cadastro do contador para a empresa.

OBS: caso as datas de vigência estiverem informadas diferentes das datas que constam no e-CAC, haverá falhas na execução da importação.

3 - Executar a importação dos pagamentos

Para efetuar o processamento da importação dos pagamentos, acionar o botão "Importar Pagamentos do Site e-CAC".

Neste ícone definirá a data inicial, final e tipo do certificado

Após a parametrização, precisa executar a rotina e aguardar o processamento

Após, é possível consultar no novo ícone disponibilizado

Quando é feito o agendamento, ele fica aqui na rotina de andamento o nome do usuário que fez o processo (quando é feito pelo Quiu ele fica com o nome do Quiu mesmo).

Observação: Durante o período das 8:00 às 18:00, o acesso robotizado com grande volumetria é bloqueado, sendo permitida esta importação somente das 19:00 às 07:00

Aguardar o processamento.

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025