Última modificação em: 08/06/2022
Cadastro e Iniciação do serviço nRob
Para o funcionamento do Questor Quiu é necessário que o nRobo esteja rodando, para isso no menu: "Configurações\Configurações do Sistema", na aba “ Serviços ”, adicionar um novo serviço:
Para criação do serviço, o mesmo deve estar informado desta forma:
Após cadastrar o serviço, pode ser clicado em "testar serviço" para validação e clicar em "Ok", após isso o serviço deve ser iniciado e listar como "Running":
Em caso de dificuldade ao executar o serviço o Robô no menu serviços do Questor, paliativamente, os mesmos podem ser executados manualmente como administrador, através dos ícones executáveis do aplicativo localizados dentro da pasta de instalação do sistema:
Permissão de Administrador nos Serviços do Servidor:
Para o funcionamento do Quiu no servidor da aplicação, é necessário que o serviço Robô possua permissão de usuário administrador no servidor.
Caso o usuário autenticado no sistema não possua privilégios de administrador, é necessário conceder esta permissão manualmente nas configurações de serviço do Windows ou Windows Server, seguindo os seguintes passos:
1- No servidor, após inicializado o serviço Quiu em qualquer um dos módulos Gestão Contábil Questor, acessar as configurações de serviços do Windows servidor.
2- Localizar o Serviço com nome de Questor serviço Quiu e acessar as propriedades do mesmo clicando com o botão direito sobre o mesmo:
3- Inserir o usuário e senha de um usuário com privilégios de administrador.
4- Confirmada a execução do serviço como “Administrador”, o Windows exibirá seguinte mensagem:
5- O serviço Quiu deverá ser listado na tela de serviços como “administrador” na coluna Fazer logon como.
Desta forma, não existirá a necessidade de executar o serviço ou o executável em cada estação do escritório que irá utilizar o Quiu. Apenas a execução do serviço Robô no servidor será necessária, para que todas as máquinas do escritório tenham acesso a suas funcionalidades.
6- Nas demais estações, acessar o módulo Gerenciador de Empresas\Processos Automatizados, nas
configurações do Robô no ícone informar no campo: “Pasta para monitoramento” o
caminho de rede aonde está localizada a pasta monitorada, (aonde são gravados os arquivos) do robô, no servidor.
Deverá ser informado o caminho físico da rede e não o “apelido” do mapeamento do disco. Ex: Caso o seu TI fizer um mapeamento do caminho “\\servidor\nquestor\pastamonitorada” para um acesso como “z:\”, isso é apenas um atalho, um apelido, e não o caminho físico onde os documentos serão gravados. Pelo apelido o Quiu não localizará os documentos na pasta dentro do servidor.
Para verificar se a estação possui acesso ao servidor para gravação na pasta monitorada, pode ser feito um teste buscando a pasta por meio da rede no servidor inserindo o caminho de rede no Explorador de Arquivos do Windows.
Para confirmar se há permissão para a gravação de arquivos na pasta monitorada localizada no servidor, o usuário poderá tentar mover criar um arquivo .txt até pelo caminho de rede.
Ao final das configurações, deverá ser reiniciado o serviço Quiu para que as configurações tenham efeito, por meio do painel de serviços do Windows, e clicando com o botão direito sobre o serviço e selecionar a opção “Reiniciar”.