Última modificação em: 11/02/2022
Para realizar a automatização de declarações é necessário a configuração do certificado digital, para a respectiva empresa que deseja fazer a entrega, no menu: "Áreas de Trabalho\Quiu\Configurações\Certificado Digital".
Executar o módulo Fiscal como Administrador, sugere-se que a aplicação seja configurada para que em todos os acessos à mesma seja executada como administrador.
Para a entrega do EFD Contribuições além dos pré-requisitos do manual de instalação, o ReceitaNet também é imprescindível (usar versão atualizada).
Rotina: "Arquivos \ Federais \ EFD – Contribuições"
Informar os parâmetros de acordo com a regra de negócio da empresa e selecionar a ação de “ Executar e Transmitir Arquivo”.
Executar e Transmitir Arquivo: nessa opção o Quiu vai executar a geração do arquivo EFD e abrir o PVA para validação do arquivo. Nos casos em que o arquivo não contenha erros e/ou advertências, o mesmo será assinado e transmitido. O recibo de transmissão do arquivo será disponibilizado na pasta do robô automaticamente.
Se ocorrer erro e advertência, a rotina salvará o relatório (ou screenshot da tela) na pasta temp, abortará a operação e exibirá o arquivo de erro na msgtree do processo.
Para situações em que o arquivo conter apenas advertências, a rotina salvará o relatório na pasta temp, exibirá o arquivo de advertências na msgtree do processo e habilitará o ícone de "Transmitir o arquivo com avisos".
A opção "Transmitir o arquivo com avisos" permite ao usuário transmitir o arquivo EFD com advertências se assim desejar.
O mesmo processo ocorre para o Sped Fiscal, DCTF Normal, Dmed.
OBS: Importante verificar as permissões de maquinas e versões do PVA e do ReceitaNet.