Última modificação em: 20/01/2022

Importação de XML de SST

Implementamos uma nova rotina para atender a importação de XML de eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para transmissão ao eSocial, localizado no Menu Área de Trabalho / SST, aba Importação XML.

 

As empresas que detém convênio com Clínicas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para a gestão do LTCAT, Monitoramento da Saúde do Trabalhador (Exames médicos ocupacionais) e da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), poderão realizar a importação do XML dos eventos de SST: S-2210, S-2220 e S-2240, gerados pela Clínica, para o sistema realizar inclusão da assinatura digital ao XML, transmissão (processamento) e gestão das mensagens das ocorrências de processamento.

 

Configurações

 

Para realizar a importação do XML são necessárias as seguintes configurações:

a) Direito de acesso ao usuário: O usuário Administrador do banco de dados precisará incluir o direito de acesso às rotinas para o grupo de usuários, acessando o módulo Gerenciador de Empresas, Menu Utilitários \ Usuários \ Definição de Grupos de Usuários (Níveis), rotinas: Folha de Pagamento \ Cálculo \ Importação XML eSocial e Importação XML, e Folha de Pagamento \ Relatórios \ eSocial \ Mensagens importação XML do SST e Processamento de XML Importado do SST.

b) Configuração de Importação XML: Configurar as empresas que possuírem convênio com clínica médica responsável pela geração do XML. Acessar a área de trabalho do SST, aba Configurações Iniciais \ PPP/SST e incluir um novo histórico com data igual ou posterior a data do cronograma da 4ª Fase do eSocial com a opção 'Importação XML'.

 

 

Utilização da rotina

 

a) Acessar a nova rotina localizada na área de trabalho do SST, aba Importação XML. Informar no parâmetro ‘Diretório’ o caminho em que o sistema buscará os XMLs a importar. Ao executar, o sistema realizará a busca em pastas e subpastas e todos os XMLs localizados no diretório serão automaticamente movidos para uma nova pasta ‘Importados’, permitindo ao usuário identificar quais arquivos já passaram pela rotina de importação. Em novas execuções os arquivos que estiverem na pasta “Importados” não serão reimportados.

b) No final do processo o sistema vai importar os XMLs para as empresas devidamente configuradas e existentes no banco de dados. Serão geradas transações na área de trabalho do eSocial correspondente aos XMLs importados que seguirão o fluxo de transmissão ao portal do eSocial.

c) Os XMLs não importados serão exibidos em tela com mensagem das inconsistências.

d) O cadastro de Acidente de Trabalho e geração da transação S-2210 (CAT) também ficará disponível para a configuração Utiliza PPP/SST = Importação XML.

 

 

Validações

 

a) Apenas serão importados os XMLs das transações S-2210, S-2220 e S-2240 gerados na versão layout Simplificado S-1.0 do eSocial. Para mais informações sobre como alterar o layout acessar https://docs.questor.com.br/docs/esocial/opcaoesocial10

b) O campo chave de identificação do XML será o ID (Identificação única do evento) gerado pelo software emissor do XML. Será permitida a reimportação de um ID idêntico já importado apenas se a primeira transação importada estiver nos status de Rejeitadas ou Excluídas.

c) A importação do XML está condicionada à existência da empresa configurada com a opção PPP/SST = Importação XML e com CNPJ válido no banco de dados e a existência do CPF + Matrícula do eSocial para contratos de empregados, ou CPF + Categoria do eSocial para trabalhadores sem vínculo de emprego.

d) Não serão importados XMLs com problemas de estrutura de validação no XSD, ou seja, XMLs gerados com conteúdo inválido/incompleto de acordo com o layout S-1.0.

 

Relatórios

 

Os relatórios estão disponíveis na Área de Trabalho do SST, aba Relatórios\Importação XML\Mensagens importação XML do SST e Processamento de XML Importado do SST. Ambos os relatórios possuem o tipo Analítico e Sintético.

 

a) Mensagens importação XML do SST: Este relatório irá conter as mensagens de inconsistências encontradas no processo de importação do XML, identificando o nome do arquivo, ID Evento, Data/Hora Importação, Evento e Mensagem. O tipo Sintético, além da identificação, vai exibir as Mensagens. Já o tipo Analítico vai exibir a integralidade do XML do Arquivo importado e as Mensagens.

b) Processamento de XML Importado do SST: Este relatório irá conter o resultado do processamento das transações relativas aos XMLs importados, identificando o código da transação, evento, ID Evento, Data Envio, Recibo, Status e Mensagem (se houver). O tipo Sintético, além da identificação, vai exibir as as Mensagens do processamento (se houver). Já o tipo Analítico vai exibir a integralidade do XML do Arquivo processado, as mensagens de validação do portal do eSocial (se houver) e opcionalmente poderá ser gerado com ou sem a assinatura digital.

 

CCQ Blog
© Questor Sistemas 2025